Sertãozinho foi uma das 17 cidades selecionadas pelo Observatório do Livro e da Leitura no Estado de São Paulo, para receber pontos de leitura de e-books exclusivo para pessoas a partir de 60 anos. No município, o projeto foi abraçado pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Assistência Social e Cidadania.
Batizado de Clube de Leitura 6.0, a iniciativa da Fundação Observatório do Livro e da Leitura visa promover o envelhecimento ativo e saudável da população, por meio da interação entre as pessoas, da leitura e do incentivo ao uso das tecnologias digitais.
A proposta é a seguinte: o projeto terá doze meses de duração e beneficiará 1.000 idosos em todo o Estado, que terão acesso a uma biblioteca digital com um acervo de 20.000 títulos de todos os gêneros. As leituras poderão ser feitas tanto na primeira parte das reuniões dos clubes, em tablets fornecidos pelo projeto, quanto em dispositivos dos próprios participantes, inclusive com a internet desligada, em casa, bibliotecas e outros locais, a partir de computadores, tablets ou celulares.
Os encontros acontecerão em bibliotecas, centros culturais, centros de convivência de idosos, escolas, fábricas, sindicatos e associações, entre outros. No caso de Sertãozinho, dois pontos de encontro já estão definidos, com seus respectivos dias e horários:
1 – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior” (Rua Sebastião Sampaio, 1.489 – Centro) – Turma 1: quintas-feiras, das 14h às 16h | Turma 2: sextas-feiras, das 14h às 16h.
2 – Empresa SMAR – Unidade 4 (Av. Dr. Antônio Furlan Júnior, 1.028 – São João) – Quartas-feiras, das 18h às 20h.
Para participar, o interessado deve ter 60 anos ou mais e realizar a inscrição em um dos seguintes pontos:
- Biblioteca “Dr. Antônio Furlan Júnior” - Rua Sebastião Sampaio, 1.489 – Centro;
- Centro de Convivência do Idoso (CCI) – Rua Washington Luís, 603 – Alto da Semar;
- CRAS 1 “Sebastiana Davi Passariol” – Rua Antônio Zanandréa, 776 – Conj. Habit. Anélio Celline;
- CRAS 3 - Rua Antônio Bianchi, 156 – Jardim Sindicato;
- SMAR (Unidade 4) - Av. Dr. Antônio Furlan Júnior, 1.028 – São João.
Tanto a inscrição, quanto a participação no projeto são gratuitas.