A meta da Administração Municipal é envolver a população no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de evitar que o município enfrente uma situação epidêmica, que já é prevista pela Secretaria de Estado da Saúde em praticamente todas as cidades paulistas.
Com essa linha atuação, neste sábado, dia 25, das 7h às 12h, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Controle de Vetores, realizará mais um Mutirão Contra a Dengue no bairro Jardim Alvorada, que é um dos maiores do município de Sertãozinho.
Durante a atividade, os agentes de controle de vetores adentrarão as residências e farão a remoção de todo tipo de material que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti ou de esconderijo para outros animais (peçonhentos ou transmissores de doenças), como escorpiões, ratos, baratas, etc.
A população deve aproveitar a oportunidade para realizar o descarte de tambores, pneus, vasos sanitários, pias e tanques sem utilização, baldes velhos e garrafas, entre outros objetos. Além da remoção dos inservíveis, os agentes identificarão criadouros ativos e reforçarão as orientações necessárias, para prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, febre amarela, Zika e Chikungunya.
É de extrema importância que população permita a entrada dos agentes em suas casas para realizar as ações de vistoria e bloqueio, pois 40% dos criadouros do Aedes estão dentro das residências.
Bloco “Dengue, tô fora”!
A Prefeitura de Sertãozinho está organizando uma ação global de prevenção à proliferação do Aedes aegypti para o dia 1º de fevereiro. Contando com agentes de saúde e de controle de vetores, além de voluntários, a Administração Municipal colocará o Bloco “Dengue, tô fora!” nas ruas da cidade e do Distrito de Cruz das Posses.
Trata-se de uma ação que pretende envolver a população na responsabilidade que todos devem ter de prevenir a proliferação do mosquito. Agentes e voluntários serão divididos em setores e visitarão todas as residências da cidade, estimulando os moradores a descartarem possíveis criadouros, e também reforçando as medidas preventivas por meio de material informativo. O treinamento das equipes acontece nesta quarta-feira, dia 22, às 9h, no Teatro Municipal “Olympia Faria de Aguiar Adami”.
O objetivo da ação é prioritariamente a conscientização dos moradores.