Em breve, a Administração Municipal entregará as obras de reforma e ampliação do Canil Municipal de Sertãozinho. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, foram investidos R$ 599.177,77 de recursos próprios. Os trabalhos, que tiveram início em março de 2019, estão sendo executados pela LAMG Construtora, vencedora da licitação. A previsão para inauguração é já no primeiro bimestre de 2020.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, destaca que, após as obras, além de todos os trabalhos de acolhimento, verificação de denúncias de maus-tratos, recuperação e encaminhamento dos animais para adoção, o Canil também atuará como uma UBS Animal.
“O local irá oferecer atendimento veterinário gratuito aos animais de famílias de baixa renda de Sertãozinho e Cruz das Posses, ou seja, que participem de programas sociais, como o Bolsa Família, ou que recebam auxílio social pelos CRASs”, afirma Carlos Alexandre.
A UBS Animal também irá oferecer exames diagnósticos, além de contar com um amplo centro cirúrgico, capaz de atender os Programas de Castração do Município (baixo custo e custo zero) e possuir um local para visitação de animais recolhidos e tratados do Canil Municipal e que estejam disponíveis para adoção.
“Com a UBS Animal, Sertãozinho terá um enorme ganho nas questões da proteção e do bem-estar dos animais. Com os serviços oferecidos por ela, incentivaremos as adoções de animais abandonados, além de garantir a saúde de um maior número de animais, contribuindo inclusive para a saúde pública”, comemora o secretário de meio ambiente.
Além da realização dos programas de castração de Baixo Custo e Custo Zero na nova UBS Animal (mediante agendamento prévio), a Secretaria de Meio Ambiente também licitou 600 castrações gratuitas que deverão ocorrer em castramóvel ainda no mês de janeiro. Em breve serão divulgados os locais para abertura das inscrições.
A veterinária da secretaria de Meio Ambiente, Andréa Bergamo, explica que os Programas de Baixo Custo e Custo Zero continuarão a funcionar da mesma forma: “as famílias de baixa renda serão atendidas pelo Custo Zero, enquanto outros munícipes serão atendidos pelo Baixo Custo, com o pagamento de uma taxa”. E completa: “já o Mutirão de Castração que será oferecido no início de 2020 é totalmente gratuito e disponível para qualquer munícipe que se inscreva”, informa.
A Secretaria de Meio Ambiente realiza regularmente mutirões de castração desde 2013. O último, em 2018, castrou gratuitamente 400 animais. “Além disso, todos os animais de rua que são recolhidos para tratamento no Canil Municipal, após sua recuperação, são vacinados, vermifugados, microchipados e castrados antes de serem disponibilizados para adoção. Somente em 2019, o Canil Municipal castrou quase 500 animais”, calcula a veterinária.
Podem ser castrados cães ou gatos com mais de 5 meses, machos ou fêmeas, desde que saudáveis. A castração, além de evitar ninhadas indesejadas, contribui para diminuir o número de animais abandonados nas ruas e traz uma série de benefícios à saúde do seu animal, como:
• Prevenção de tumores de mama e útero em cadelas, e de próstata em machos;
• Prevenção do tumor venéreo transmissível (TVT);
• Prevenção da piometra (infecção muito grave no útero de cadelas);
• Evita fugas e diminui a demarcação de território com urina pelos machos;
• Evita brigas, pois os animais ficam mais calmos, mas isso não os impede de defender a casa.
A UBS Animal está sendo construída anexa ao Canil Municipal, onde diversos cães e gatos, filhotes e adultos, aguardam por adoção. Para adotá-los, basta comparecer à Av. José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, portando documentos pessoais e comprovante de endereço. Um termo de posse responsável deve ser assinado pelo adotante no ato da adoção. Mais informações: 3947-3218. (Departamento de Comunicação PMS)