Com 21 premiações, Sertãozinho é considerada maior vencedora de todo o concurso
Aconteceu, na última quarta-feira, dia 27, na cidade de Barretos, a premiação do Concurso EPTV na Escola. A aluna sertanezina premiada, Júlia Fernanda Luiz dos Santos Oliveira, é do 9º ano da EMEIF “Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo”, e conquistou o 2º lugar no concurso.
Na cerimônia, a cidade de Sertãozinho foi amplamente elogiada por possuir 21 premiações em toda a história do concurso. Inclusive, o atual repórter da TV Globo / Fantástico, Murilo Salviano, que é sertanezino, foi um dos finalistas do EPTV na Escola no ano de 2004, em que conquistou o 9º lugar. Os organizadores da premiação exibiram em vídeo um depoimento emocionante e motivador de Salviano aos convidados, no qual ele contou sobre sua trajetória estudantil e a importância que o concurso teve para a escolha profissional.
O prefeito Zezinho Gimenez sentiu-se honrado com a homenagem à cidade. “Eu fiquei lisonjeado em descobrir que nossa cidade é a que mais possui premiações em toda a história do concurso. Essa constatação não deixa dúvidas sobre a qualidade das nossas escolas e a capacitação de nossos professores. Também fiquei bastante feliz por saber que um sertanezino, que hoje ocupa uma posição de destaque dentro de uma grande emissora de televisão, deu seus primeiros passos para a vida profissional por meio deste concurso que, há alguns anos, motiva tanto os nossos alunos”, declarou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, reiterou que a rotina de premiações vivenciada pela educação municipal é fruto do trabalho de uma equipe muito comprometida. “É uma honra saber que todo o nosso esforço pela educação está sendo reconhecido, pois é através dessas premiações que vemos o resultado do nosso trabalho. Então, só tenho a agradecer a toda equipe, professores e diretores pelo brilhante empenho com nossas crianças, pois elas são o nosso futuro”, afirmou.
O tema deste ano foi “Quando a Mentira Parece Verdade”, em que a estudante Júlia fez uma crônica narrando os problemas causados pelas Fake News. O título de sua redação foi “Uma Carta aos Desavisados”.
Sendo a vice-campeã do concurso, a aluna ganhou uma TV novinha e uma diária em hotel com um acompanhante na cidade de Barretos.
Abaixo, reprodução da redação que conferiu a Sertãozinho a 2ª colocação no EPTV na Escola 2019:
Uma carta aos desavisados
Júlia Fernanda Luiz dos Santos Oliveira
Caros internautas, tenho uma boa notícia. Eu consegui! Finalmente estou pelo mundo todo, deixando polêmicas e principalmente minhas mentiras. Se caíram? Creio que sim! Mas, não tenho culpa se me compartilham. Na verdade, a culpa é de vocês, por estarem sendo tão ingênuos.
O que mais me encanta é o quão rápido me espalham, sem terem a certeza se estou sendo sincera ou não. Tenho tanto orgulho dessa parceria, assim me dão força, visibilidade e credibilidade.
Se tenho inimigos? Com toda certeza! Aliás, o principal deles é a verdade. Ela me persegue o tempo todo. Já os tais pesquisadores são tão inconvenientes, vão a fundo até me encontrarem e, por fim, me desmentem sem a menor consideração.
Mas, querem saber? Tenho meus medos também: será que essa minha popularidade pode vir a acabar? E se não acreditarem mais em mim? E se eu deixar de existir?
Fico aqui pensando... o que seria de mim se os meios de comunicação se aliassem às escolas em uma batalha contra mim... Se jovens usassem o seu vasto tempo virtual de forma crítica e reflexiva... Oh, seria o fim da mentira que parece verdade.
Assinado: Fake News