Após ter confirmada a presença do vírus da raiva em um morcego capturado entre as ruas Frederico Ozanan e Antônio Bianconi, no Alto do Ginásio, a Secretaria Municipal de Saúde, atendendo às diretrizes do Grupo de Vigilância Epidemiológica, está realizando ações de bloqueio na região.
Segundo informações da Divisão de Controle de Zoonoses, as atividades vidam abranger residências localizadas num raio de 500 metros do incidente; e as duas primeiras, ocorridas nos dias 29 e 30 de outubro, tiveram adesão satisfatória. “A população procurou pelos pontos de vacinação e isso é muito importante. Lembramos que, nessas ações, estamos vacinando somente aqueles cães e gatos que não receberam a vacina antirrábica neste ano de 2019”, reforça o diretor da Divisão de Controle de Zoonoses, o médico veterinário André Lovato.
A última ação de bloqueio será realizada na próxima terça-feira, dia 05, das 18h30 às 21h30, nos seguintes locais:
- Praça José Ferraz de Toledo (Alto do Ginásio – a referência é a Sorveteria Pimpinella);
- Praça Patrícia Santana, na avenida João Pignata;
- Sede da Vigilância em Saúde, na rua Sebastião Sampaio, 1685, próximo ao INSS.
Reforçando: o munícipe que ainda não vacinou seu cão ou gato a partir de 3 meses de vida neste ano de 2019, deve leva-lo para receber a vacina antirrábica, gratuitamente.
A raiva é uma doença que atua no sistema nervoso dos animais e também dos seres humanos. A contaminação pelo vírus é, na grande maioria das vezes, fatal.
Qualquer munícipe que tenha contato com morcegos ou problemas com esses animais em suas residências, deve entrar em contato emergencial com o Controle de Zoonoses, através do telefone: 3945-5369.