Quando se tem crianças em casa, é indispensável ficar atento ao cartão de vacinação. E, para os pais que ainda não levaram seus filhos para serem vacinados contra o sarampo, vale um alerta: a Vacinação contra o Sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos termina nesta sexta, dia 25.
É importante destacar que, esta é uma campanha seletiva, ou seja, apenas serão vacinadas as crianças que não tiverem recebido as vacinas de acordo com o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde. Isso quer dizer que: só serão vacinadas as crianças de 6 a 11 meses que não tiverem sido vacinadas (dose zero) e crianças de 1 a 4 anos que não tenham recebido as duas doses da vacina, previstas no calendário vacinal.
Também vale reforçar que, as crianças menores de 1 ano imunizadas com a dose zero deverão receber as doses da vacina Tríplice Viral previstas no calendário vacinal, a serem aplicadas aos 12 (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose).
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. É altamente contagiosa, pois é transmitida por tosse, espirro, fala e até mesmo pela respiração da pessoa doente. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza ou nariz entupido, mal-estar intenso, além das manchas vermelhas no rosto e atrás da orelha e que se espalham pelo corpo. A única maneira de evitar a doença, é pela vacina.
A vacinação está sendo realizada nas UBSs, das 8h às 17h, até dia 25:
- USF “Dr. Luiz Albanez Neto” (Jardim Helena) - Rua Sebastião Damascena, 184;
- UBS “Olívia Mendes Mossin” (Jardim Jamaica) - Rua Tenente Hélio Batista de Oliveira, 531;
- UBS “Jaime Bonifácio da Silva” (Jardim Santa Rosa) - Avenida Antônio Vanzela, 710;
- UBS “José Pereira de Carvalho” (Cohab 3) - Avenida Hideo Takada, s/nº;
- UBS “Francisco Xavier de Carvalho” (Cohab 8) - Rua Vitório Bisson, 396;
- Centro de Saúde II “Aparecida Maria Germana Martins” - Rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio;
- UBS “Dr. Edgar da Silveira Pagnano” (Cruz das Posses) - Rua Floriano Peixoto, 1034.
É indispensável apresentar o cartão de vacinação da criança.