A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá quatro mutirões contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A primeira ação vai acontecer neste sábado, 19 de outubro, das 7h às 13h, e cobrirá os bairros Vila Áurea Mendes Gimenez, Jardim Campo Alegre, Jardim Campo Belo e Jardim Porto Seguro, englobando cerca de 2.500 imóveis.
A população desses bairros poderá descartar qualquer material que possa acumular água, como por exemplo, latas, baldes, pneus, garrafas, pias e vasos sanitários em desuso, tambores, pratos de plantas e outros materiais inservíveis. Segundo o diretor da Divisão de Controle de Vetores, Juliano Mossin, os agentes de controle de vetores visitarão a parte externa das casas (quintais). “O interior do domicílio só é visitado quando for necessária a remoção de um criadouro dentro do imóvel, sempre com a permissão do proprietário”, explica Juliano.
Mossin informa também que os munícipes que não estiverem em casa poderão deixar os objetos na calçada para facilitar o processo de remoção de criadouros. “Estamos prevendo recolher de 15 a 20 toneladas de inservíveis. Porém, é importante informar ao munícipe que não descartem restos de construção, como tijolos, telhas, madeiras, e outros entulhos”.
A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde é trabalhar na prevenção antes do início da temporada mais intensa de chuvas. “A população deve se mobilizar na remoção de criadouros para evitarmos a transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya nos meses chuvosos. Lembrando que em 2019, Sertãozinho registrou até o momento 1.355 casos de Dengue e 1 caso de Chikungunya”.
Mais três ações serão realizadas nos próximos sábados, em outras regiões do Município.