Quer saber quais são os benefícios do basquete? Então, vem com a gente!
O basquete é um esporte que pode ser iniciado em idades bem precoces. Por ser um esporte de equipe, incentiva a sociabilidade, o que é ideal para as crianças tímidas. Além disso, a própria dinâmica do jogo ensina os pequenos a agirem com rapidez, a tomarem decisões e a resolverem situações problemáticas.
Portanto, a escolinha de basquete da Secretaria de Esportes e Lazer de Sertãozinho, em parceria com Instituto Social, Cultural e Esportivo (ISCE), coordenado pela Professora Teresa Cristina da Costa Freitas (Tininha) e pelo Professor Márcio Juzzo, incentiva a autonomia das crianças e também as ajuda a se sentirem parte de um grupo, preparando-as para ocupar o seu lugar na sociedade ao ensinar valores tão importantes como a cooperação. Isso porque nos esportes em equipe, mais que a competitividade, são a ajuda mútua e o companheirismo que importam.
Os objetivos da Escolinha são que os alunos aprendam os fundamentos da modalidade (passe, drible, arremesso, bandeja, lance-livre, rebote e finta); desenvolvam a coordenação motora global e específica; conheçam as regras do basquete e as táticas do jogo; e desenvolvam habilidades individuais e dinâmicas de grupo.
“Por tudo isso, é indicada a prática em uma escolinha de basquete para uma melhor orientação. Aqui fazemos questão de tratar como uma verdadeira escolinha de basquete, porque acreditamos que o esporte é grandioso e temos o conceito de treino de verdade”, destaca a professora Tininha.
O projeto conta, hoje, com mais de 60 alunos iniciantes, dos 07 aos 11 anos, além das equipes de competição (Sub-15 e Sub-20). “O trabalho já rendeu bons resultados. Alunas nossas que já competem foram vice-campeãs nos Jogos Regionais deste ano, na cidade de Franca, e estão classificadas para os Jogos Abertos do Interior a serem disputados em novembro, na cidade de Marília”, Tininha orgulha-se.
O basquete desenvolve na criança o interesse de conviver em grupo. A atleta Maria Eduarda Cacamo da Silva, de 17 anos, pratica a modalidade desde os 11. “O basquete me ensinou a criar um vínculo maior com os outros alunos e com as pessoas no dia a dia, além de ser para mim o esporte mais coletivo que existe, onde dentro da quadra, um atleta busca muito um ao outro”, destaca a jovem.
Confira os dias, horários e os locais das aulas:
EMEF Waldomiro Gomes
• Terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 15h
Complexo Esportivo “Edgard Dega Gonçalves” (Patinódromo)
Escolinha e Equipes de Competição Feminino:
• Terças e quintas-feiras, das 17h30 às 20h30
• Sábados, das 9h às 12h
Escolinha e Equipes de Competição Masculino
• Segundas-feiras, das 17h30 às 22h
• Quartas-feiras, das 19h30 às 22h
• Sextas-feiras, das 18h às 22h
• Sábados, das 14h às 17h
As crianças que queiram iniciar a praticar o Basquete ou os pais interessados em incentivar os seus filhos, podem se dirigir aos locais e horários das aulas e realizar suas inscrições. A EMEF “Waldomiro Gomes” fica à rua Alberto Benvegnú, 50 – Conj. Hab. Antônio Costa Patrão. Já o Complexo Esportivo “Edgard Dega Gonçalves” (Patinódromo) se localiza na Avenida Afonso Trigo, 500 – São João.