O município de Sertãozinho/SP dispõe de um Viveiro Municipal, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo é promover o desenvolvimento controlado de mudas de espécies vegetais nativas e exóticas, indispensáveis ao reflorestamento e à conservação ambiental local e regional.
As relações ecológicas perpassam os limites geográficos municipais, portanto, ações intermunicipais de conservação ambiental são necessárias. Por isso, além de atender toda a demanda local, o viveiro atende também alguns municípios da região. Nesse sentido, foi firmada e está em execução desde 2015, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sertãozinho e a de Barrinha/SP, na qual servidores técnicos do Viveiro Municipal de Sertãozinho estão auxiliando os profissionais do município parceiro na coleta de sementes nas áreas preservadas de Barrinha. O objetivo é aprimorar a diversidade de espécies nativas do Viveiro sertanezino, além de oferecer constante apoio à implantação de um viveiro no município vizinho, com o fornecimento de mudas nativas ao reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Até o momento, diversos frutos foram colhidos nessa parceria, que incluem o recebimento de mais de 740 sementes de espécies nativas, dentre as quais, 310 sementes são de Jatobá (espécie ameaçada de extinção). Foram realizadas também palestras destacando a importância da ação intermunicipal nas escolas municipais de Barrinha e Sertãozinho, e a importância das abelhas para a polinização das plantas. Visitas orientadas e didáticas à Nascente Modelo de Sertãozinho também fizeram parte da parceria.
E não é só isso! O Viveiro Municipal vem realizando novas parcerias também com outros municípios e instituições, como com a Prefeitura da Santa Cruz das Palmeiras/SP e a ONG Natureza Viva.