Na última quarta-feira, 11, aconteceu a posse da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O ato ocorreu dentro do contexto de um evento de capacitação e celebração pelo Dia Nacional da Luta Pelos Direitos da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), organizado pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e Cidadania, na sede da APAE.
A posse da nova diretoria, representada por membros do Poder Público e da Sociedade Civil, que tem como presidente Eliene Cristina Soares Macedo, e como vice-presidente Lia Lacerda Garcia e Garcia de Souza, foi oficializada pelo vice-prefeito, Nilton César Teixeira (Niltinho), e pela secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni.
A atual diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência exercerá suas funções até o ano de 2021. Outros 26 conselheiros integram o órgão; seus nomes podem ser verificados através da Portaria de número 70/2019, publicada no Diário Eletrônico Oficial de 11 de setembro de 2019.
Capacitação
Paralelamente à posse do Conselho, profissionais da APAE e do CRAP (Centro de Recursos e Apoio Pedagógico), órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação, deram exemplos e orientações sobre como lidar com pessoas especiais em sala de aula, já que grande parte dos participantes foi composta por professores auxiliares da rede municipal de ensino.
A ocasião também serviu para que os participantes do encontro pudessem propor outras ações, que serão realizadas pelas três secretarias envolvidas, especialmente no âmbito do oferecimento de novas capacitações, para profissionais que atuam diretamente com o público PcD, ao longo dos próximos meses.