A programação da 13ª Semana da Diversidade Cultural do Orgulho LGBTQI+ de Sertãozinho começa dia 11 de setembro, e a ONG Primavera, organizadora do evento, preparou várias atrações que se encerram no dia 15, com a Parada do Orgulho LGBTQI+.
O tema abordado este ano é "Em um ano de truculência, seremos resistência". A escolha se deu em razão dos 50 anos da Rebelião de Stonewall, uma série de manifestações de membros da comunidade LGBTQI+ contra uma invasão da polícia de Nova Iorque (EUA) ao bar gay Stonewall Inn. A rebelião é considerada o evento mais importante que levou à luta pelos direitos LGBT.
“Esse tema foi escolhido em reunião com a comunidade LGBTQI+ para o evento em Sertãozinho, pois estamos tendo, atualmente, um retrocesso nas nossas conquistas”, explica o presidente da ONG Primavera, Rodrigo Cavalheiro. “E também estamos comemorando os 50 anos da luta pelos direitos LGBTQI+”, ele complementa.
Ainda de acordo com Cavalheiro, a parada será no dia 15 de setembro, com concentração a partir das 13h, no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami”. A saída acontecerá às 14h30 e seguirá pela Avenida Antônio Paschoal. O percurso terá duração aproximada de 1 hora e a festa continua depois, até as 23h, já na avenida Egisto Sicchieri.
“Além da atração principal, que será confirmada em breve, teremos a Drag Queen Lara Mullers, que é a princesa do Bate Cabelo do interior paulista; a Miss Brasil Gay Universo, Lorelai Mullers; e várias outras atrações de São Paulo, Sertãozinho e cidades da região. As apresentadoras serão Dacota Monteiro e Wothila Taylor”, elenca Cavalheiro.
Confira a agenda completa de atrações da 13ª Semana LGBTQI+ de Sertãozinho:
11 de setembro, quarta-feira, às 19h30: Abertura da Semana Cultural LGBTQI+
Mesa de abertura, show de Drag Queen, Música MPB e apresentação da bateria “Grupo Sou da Batuca”.
Local: Centro Cultural - Rua Expedicionário Lellis, 1.500 – Centro.
12 de setembro, quinta-feira, às 19h: Dia da Diversidade
Show de Drag Queen, entrega de rosas e ação das mães pela diversidade.
Local: Sorveteria Cremoso - Rua José Bonini, 399 – Jardim Golive.
13 de setembro, sexta-feira, às 19h30: Roda de conversa
Assuntos: racismo, transfobia, xenofobia, gordofobia, entre outros.
Local: Centro Cultural - Rua Expedicionário Lellis 1500 – Centro.
14 de setembro, sábado, às 19h30: Cine Diversidade
Filme: Orações para Bob.
Local: Biblioteca “Dr. Antônio Furlan Júnior” (sala de audiovisual) - Rua Sebastião Sampaio, 1.489.
15 de setembro, domingo, às 13h: 13ª Parada LGBTQI+ de Sertãozinho Concentração no Teatro Municipal “Profª. Olympia Faria de Aguiar Adami”.
Endereço: Rua Washington Luís, 1.131 – Jardim Sumaré.
Mais informações podem ser obtidas na página oficial da ONG Primavera: facebook.com.br/ongprimavera123.
Vale destacar que, a Parada do Orgulho LGBTQI+, que encerra a Semana Cultural da Diversidade, é uma correalização da ONG Primavera e da Prefeitura Municipal de Sertãozinho.