A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço da Campanha de Vacinação Antirrábica na área urbana do município. O levantamento mostrou que, ao todo, 10.847 animais foram imunizados, sendo 9.445 cães e 1.402 gatos, somente nos três sábados de realização da atividade.
A vacinação em cães e gatos da zona rural teve início na terça-feira, 13, percorrendo, chácaras, sítios, colônias, ranchos e bairros afastados, tanto em Sertãozinho, quanto no Distrito de Cruz das Posses.
Segundo o Controle de Zoonoses do Município, durante a Campanha de Vacinação Antirrábica 2019, na área urbana, foram disponibilizados 31 pontos de vacinação para a população, incluindo o Distrito de Cruz das Posses. “Com o trabalho na área urbana, cerca de 50% da população canina e felina do município foi imunizada. A meta anual é de 16 mil, e será atingida com a somatória das vacinas já realizadas e das que ainda serão feitas no Controle de Zoonoses, zona rural, clínicas particulares e futuras ações que estão em planejamento”, sinaliza o diretor do setor, o médico veterinário André Lovato.
Ainda de acordo com o Departamento de Controle de Zoonoses, o último censo animal mostrou que, no município existem cerca de 20 mil cães e 3 mil gatos domiciliados. “Mas, devido às ações de castrações e conscientização, já podemos observar e garantir queda nesses números. Há, no entanto, um estudo e planejamento para que, no ano de 2020, façamos um novo censo animal, o qual permitirá uma melhor abordagem de ações voltadas ao controle de zoonoses, saúde e bem-estar animal”, completa André.
Perdi a campanha de vacinação. E agora?
A raiva é uma zoonose extremamente perigosa, portanto, se você perdeu a oportunidade de vacinar seu pet durante a campanha, aqui vai a dica: procure o Controle de Zoonoses, que fica na Av. José Ferreira dos Reis, 890, no Jardim Itapuã, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h para vacinar seus animais de forma gratuita. Esse serviço funcionará até o final do ano.
É importante orientar que, todo cidadão que for agredido por cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos suspeitos, como macacos, por exemplo, deve procurar assistência médica urgentemente.
O Controle de Zoonoses também informa aos munícipes que estejam com problemas em relação à presença de morcegos em suas residências, que busquem orientação junto ao órgão, para medidas de deslocamento desses animais para um habitat mais adequado. O telefone para contato é: 3945-5369.