O poço nº 49, localizado no bairro Jardim Alvorada, já está em funcionamento! Agora, com o início das atividades do novo poço artesiano, os moradores poderão perceber uma considerável melhoria no abastecimento de água, solucionando de vez os problemas de falta de pressão na rede, nos horários de pico de consumo.
O antigo poço, que abastecia os bairros da região, foi desativado no final de novembro de 2018, após a constatação do surgimento de partículas de areia do Aquífero Guarani na captação de água. O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho (SAEMAS) retirou a bomba submersa e realizou uma filmagem no poço, em que foram detectadas fendas nos filtros e redução da tubulação de 12/8 polegadas. Devido às fendas, ocorreu a entrada de areia do aquífero na água, e o SAEMAS teve que desativar o antigo poço nº 29.
Por conta da inatividade do poço, o abastecimento dos bairros: Jardim do Engenho, Jardim São Francisco, Jardim Alvorada, Alto da Estação, Jardim Helena, Parque dos Buritis, Jardim Esplanada, Jardim Ouro Preto, Jardim Santo Antônio, Paraíso I e II, Parque do Triunfo, Jardim Harmonia, Jardim Iracema e parte do Jardim Liberdade, ficou comprometido nos horários de muito consumo com baixa pressão em alguns pontos.
Todos os bairros em torno do Jardim Alvorada contavam com três poços, mais o auxílio de um quarto poço localizado no Jardim do Engenho. Com a inatividade do antigo poço nº 29, ocorreu o desequilíbrio no sistema de abastecimento, e a solução foi providenciar com urgência a perfuração de um novo poço.
O Saemas investiu cerca de R$ 1 milhão na perfuração do novo reservatório, e levou sete meses para concluir a perfuração e instalações hidráulicas.
O poço nº 49, localizado na rua Edmundo Teixeira, no Jardim Alvorada, tem cerca de 400 metros de profundidade, com produção estimada de 170 m³/h.
O reservatório já está em funcionamento, utilizando provisoriamente as instalações antigas, mas ainda sofrerá adequações na parte de construção civil, para os equipamentos de tratamento de água.