Em Sertãozinho, em 2018, foram agendadas cerca de 270 mil consultas nas 11 Unidades de Saúde do Município, divididas entre atenção básica (clínica geral, ginecologia e pediatria) e atenção especializada (ortopedia, odontologia, saúde mental, entre outras especialidades). Porém, de acordo com estudo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente um quarto dos pacientes não comparece no dia e horário agendados.
“Observamos que, a proporção de faltas é, em média, de 25% na atenção básica e de 22% na atenção especializada”, declara Renan Urizzi, diretor do Departamento de Planejamento, Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde. Os números chamam a atenção: as faltas representam cerca de 5.978 consultas mensais não realizadas e 71.736 no ano. “Isso quer dizer que, se um médico atende em média 4 consultas por hora, temos mais de 17 mil horas médicas desperdiçadas por ano”, alerta Urizzi.
Não é só o trabalho dos médicos que é desperdiçado. As faltas afetam ainda o trabalho administrativo realizado com o agendamento, a separação do prontuário do paciente e a devolução do mesmo. Além disso, há o trabalho de fazer o reagendamento do faltoso. E o mais importante: “outros pacientes que estão aguardando atendimento poderiam ter tido suas consultas adiantadas caso os pacientes que faltaram tivessem cancelado ou reagendado suas consultas com antecedência”, expõe o diretor de departamento.
O cancelamento ou reagendamento deve ser realizado pessoalmente, na recepção da UBS onde a consulta está agendada. “O procedimento é o mesmo realizado no agendamento de retornos da especialidade e de todas as consultas da atenção básica”, compara Renan.
É bom lembrar, que a primeira consulta de uma especialidade é o único caso em que o agendamento é feito por um processo informatizado que não requer o comparecimento do paciente à UBS. Urizzi explica: “caso o médico da atenção básica encaminhe o paciente para alguma especialidade, este deve entregar à recepção da unidade a guia fornecida pelo médico com os dados e motivos do encaminhamento. Esses dados são inseridos no sistema, que regula, prioriza e faz o agendamento. Então o paciente recebe uma mensagem de texto SMS em seu celular com a data, a hora, o local e o nome do médico para qual foi agendado”.
Então, sempre que você não puder comparecer a uma consulta, remarque. Assim todos são beneficiados.
Anote os endereços das Unidades de Saúde de Sertãozinho:
- Ambulatório de Ortopedia e Neurocirurgua “Sertanina B. Paschoal”: Rua Pedro Carleto Neto, 120 – Jardim Grande Aliança;
- Centro de Saúde 2 / Centro de Referência de Infectologia / Centro de Especialidades Odontológicas: Rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio;
- UBS Alto do Ginásio “Antônia C. Spigolon”: Rua Ernesto Scatena, s/ nº;
- UBS Cohab 3 “Joaquim Pereira de Carvalho” / Ambulatório de Saúde Mental: Avenida Hideo Takada, s/nº;
- UBS Cohab 8 “Francisco Xavier de Carvalho”: Rua Victório Bisson, 396;
- UBS Jardim Alvorada “José Joaquim Bonfim”/ Centro de Especialidades Odontológicas: Rua Paulo Meloni, 874;
- USF Jardim Helena “Dr. Luiz Albanez Neto”: Rua Sebastião Damascena, 184;
- UBS Jardim Jamaica “Olívia Mendes Mossin”: Rua Tenente Hélio Batista de Oliveira, 531;
- UBS Jardim Santa Rosa “Jaime Bonifácio da Silva”: Avenida Antônio Vanzela, 710;
- UBS Shangri-lá “Dr. Fauze Ali Mere”: Rua Luís Cancian, s/ nº;
- UBS Cruz das Posses “Dr. Edgard da Silveira Pagnano” / Centro de Especialidades Odontológicas: Rua Floriano Peixoto, 1034. (Departamento de Comunicação PMS)