Sempre inovando, o Museu da Cana deu início, recentemente, à implantação do Programa "Lixo Zero” em suas dependências, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Departamento de Gestão de Resíduos Sólidos.
O apoio da pasta foi fundamental para a capacitação dos funcionários do Museu e dos educadores que atendem os visitantes, explicando aos envolvidos quais podem ser as destinações finais corretas dos resíduos gerados no ponto turístico.
Os recicláveis serão recolhidos pela CORSERTA, a qual fará a coleta toda segunda-feira no Museu e na colônia. Já os resíduos orgânicos serão usados na composteira que os próprios funcionários irão cuidar, produzindo adubo que será utilizado nos próprios jardins do ponto turístico.
O Departamento de Resíduos Sólidos, também mostrou para os educadores, várias oficinais, que eles podem desenvolver junto aos visitantes, reforçando a conscientização ambiental sobre a coleta dos recicláveis, tendo como base o tempo que os resíduos sólidos demoram para se decompor no meio ambiente, se forem descartados em locais irregulares ou destinados para os aterros sanitários.