Chegou a vez da população de Cruz das Posses participar de uma das quatro Pré-conferências de Saúde. Esses encontros têm o objetivo de receber as demandas da sociedade civil para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá dia 27 de fevereiro, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
Então, se você reside em Cruz das Posses e tem alguma sugestão de melhoria do Sistema Único de Saúde – SUS ou quer defender a permanência de ações realizadas através desse serviço público, compareça à Pré-conferência desta quarta-feira, dia 13, às 18h30, no Salão Paroquial da Igreja Santa Cruz, localizada à rua Floriano Peixoto, 1282. A ação é aberta ao público em geral.
Na semana que vem, acontecerá a última pré-conferência. Anote aí:
• 20 de fevereiro às 9h, no CRAS 2.
Rua Paulo Meloni, 720 – Jardim Alvorada.
Essas pré-conferências têm servido para ouvir a comunidade e abrir o debate acerca das necessidades de saúde da população, em nível local, e como o usuário pode exercer seu direito de cidadania ao lutar pela melhoria e permanência do SUS. Todos os cidadãos podem participar.
Após a realização das pré-conferências, a população será convidada a participar da Conferência Municipal de Saúde. Assim, propostas serão elencadas para serem enviadas às conferências Regional, Estadual e Nacional, por meio dos delegados que serão eleitos em cada evento. Entre eles, estarão profissionais ligados aos órgãos gestores, prestadores de serviço, trabalhadores e usuários do SUS.
Vale ressaltar que as propostas elencadas no âmbito municipal serão utilizadas como norteadoras para avaliação e consolidação das políticas públicas de saúde em Sertãozinho. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde.