Dezembro é o mês de conscientização ao HIV, AIDS e outras DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). E, no intuito de chamar a atenção da população para as medidas de prevenção a essas doenças e infecções, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS, promove, do dia 1º ao dia 7 de dezembro, atividades de intensificação de diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. É a Campanha “Fique Sabendo”, que conta com apoio do Governo do Estado e tem o objetivo de estimular a população a realizar os exames dessas doenças.
O público-alvo é formado, principalmente, por quem tem vida sexual ativa, nunca realizou os testes e pertence a populações mais vulneráveis. Os testes são gratuitos, sigilosos e não requerem jejum.
Segundo informações da médica coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, Drª Renata Abduch, nesse ano a campanha está concentrada na divulgação dos Centros de Testagem e Acolhimento (CTAs) e em alguns pontos físicos não usuais, como o CEU das Artes e a Feira Noturna de Cruz das Posses, por exemplo, contemplando a população de diversos pontos da cidade.
Fique ligado na programação da Campanha “Fique Sabendo”. Em todos os dias e locais haverá ação educativa com panfletagem, distribuição de preservativos e testagem de HIV, sífilis e Hepatites B e C:
01/12, sábado:
CEU das Artes, das 8h às 12h30
R. Pedro Montenegro, 340 – Jardim Santa Marta
03/12, segunda-feira:
CTA na UPA, das 8h às 16h30
R. Pedro Carleto Netto, 120 – Jardim Grande Aliança
04/12, terça-feira:
CTA do Centro de Saúde II – Funcionamento em horário ampliado: das 8h até as 20h30
Rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio
06/12, quinta-feira:
UBS Cohab III, das 8h às 12h e das 17h às 20h30
Avenida Hideo Takada, s/nº
07/12, sexta-feira:
Feira Noturna de Cruz das Posses, das 17h às 20h30
Praça “Isaías José Ferreira”
O munícipe também pode esclarecer suas dúvidas junto ao Centro de Referência de Infectologia, pelo telefone 3947-1302, ou então procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.