A Praça 21 de Abril ficou movimentada no último sábado, 10, durante o lançamento oficial do projeto Composta Sertão, que vai distribuir gratuitamente composteiras caseiras a partir de janeiro de 2019. Aproximadamente 50 pessoas passaram pelo local para conhecer o sistema de compostagem, que transforma restos de alimentos em adubo, e tirar dúvidas sobre a inscrição para o Composta Sertão.
Com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Federal, o projeto é uma realização da Prefeitura de Sertãozinho e do Instituto Agir Ambiental. O principal objetivo é transformar Sertãozinho em referência na gestão do lixo.
Ao todo, 1.200 famílias poderão contribuir para a redução de lixo doméstico. Elas receberão gratuitamente uma composteira, que servirá para produzir adubo orgânico a partir dos restos de alimentos. Para que todos os bairros tenham oportunidade de participar, a cidade foi dividida em seis grandes regiões, e 200 famílias serão contempladas a cada bimestre. Os cidadãos deverão, por sua vez, registrar o uso do sistema durante dois meses.
O Composta Sertão também prevê a distribuição de 40 composteiras para escolas municipais, para que sejam usadas como ferramenta de educação ambiental e conscientização entre os alunos.
Como participar
As inscrições para participar do projeto estão abertas até 15 de dezembro e mais de 50 pessoas já aproveitaram a oportunidade. Os interessados podem se inscrever através do site www.compostasertao.com.br. Essa primeira etapa é direcionada aos moradores dos bairros Jardim Diamante, Jardim Cajubá, Parque Residencial “Francisco Paschoal”, Conjunto Habitacional “Lourenço Domenici” (Cohab 2), Jardim Guido Domenici, Parque Residencial dos Ipês, Conjunto Habitacional “Antônio Nadaletto Mazzer”, Jardim Brasília, São João, Vila Industrial, Jardim Golive, Jardim Recreio, Jardim Soljumar, Jardim Sumaré, Jardim São José, Jardim Recreio dos Bandeirantes, Jardim Alto dos Bandeirantes e Jardim Bothânico. As primeiras 200 famílias devem receber a composteira ainda em janeiro.
Em breve, serão divulgadas as datas para inscrições de moradores de outros bairros.
A equipe do projeto também está disponível para visitar empresas da cidade, para divulgar a proposta entre os colaboradores. Se desejar uma visita, solicite pelo e-mail .
Para outras notícias, acesse a página do projeto no Facebook:
A composteira
Muito simples de manusear, a composteira pode ser usada por qualquer pessoa, em casas e até em apartamentos pequenos. Ela consiste em pelo menos três caixas plásticas empilhadas. Nas duas caixas superiores ocorre a reciclagem dos restos de alimentos e sua transformação em adubo natural sólido. Essas caixas possuem furos em sua base, permitindo que o adubo líquido escorra e seja acumulado na caixa inferior. Por ser rico em nutrientes, o composto proveniente da composteira é muito indicado para ser utilizado em hortas. Pensando nisso, ao final de cada ciclo de dois meses, as famílias serão convidadas a participar de um minicurso sobre hortas caseiras.
Além da facilidade de uso, o que chama atenção neste sistema é a busca por uma solução local e de baixo custo para o gerenciamento dos resíduos. Além disso, a composteira contribui com o acordo do clima ao reduzir a emissão de gases de efeito estufa produzidos durante o transporte e aterramento do lixo.
A participação da população é fundamental para que o projeto tenha sucesso, já que as famílias precisam pesar e anotar todo o resíduo que irá para a composteira. Com esses dados em mãos, será possível transformar o projeto em uma política pública que ofereça estímulos para a adoção de práticas sustentáveis.