No último final de semana, dias 29 e 30 de setembro, a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a esterilização de 227 animais de estimação, com a realização do Mutirão de Castração, que atendeu moradores na região do Jardim Alvorada e no Distrito de Cruz das Posses, previamente cadastrados.
Segundo informações do Departamento de Proteção Animal, no Jardim Alvorada, foram realizadas 101 cirurgias, sendo 76 cães e 25 gatos; já em Cruz das Posses, o total foi de 126 animais esterilizados: 98 cães e 28 gatos.
Letícia da Silva Pardinho foi uma das munícipes beneficiadas na ação do Jardim Alvorada. “Eu tenho vários animais, pois costumo acolher e depois ajudar a doar animaizinhos abandonados. Faltava castrar esta minha cachorrinha, a Nina, e quando saíram os cadastros, não pensei duas vezes e garanti o procedimento dela”, disse.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, comemoru o resultado. “Nós estamos satisfeitos com a adesão da população. A maioria seguiu corretamente as nossas orientações no pré e pós-operatório, e os retornos que temos recebido é que os animais passam bem, e ficarão ainda melhores, já que a castração previne doenças e também crias indesejadas”, pontuou.
Neste sábado, dia 06, a ação será realizada na Praça 21 de Abril, das 8h até aproximadamente 20h, onde há expectativa de que 170 animais sejam atendidos. “Desta vez, atenderemos a população cadastrada no entorno do Centro, Alto do Ginásio, São João e outros bairros. É importante lembrar aos inscritos já agendados que, se tiverem algum imprevisto ou mesmo desistirem do procedimento, comunique a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 99141-0844, pois a vaga pode ser cedida a outro animalzinho”, destaca o secretário.
Aos cidadãos previamente cadastrados, que receberam o contato da equipe da Secretaria de Meio Ambiente para agendamento do horário, valem alguns lembretes:
- Respeitar o período de jejum pré-operatório: 8 horas para alimentos e 6 horas para água;
- Dar banho no animal 1 dia antes;
- Chegar 15 minutos antes do horário agendado;
- Providenciar um colar elisabetano ou roupinha cirúrgica para evitar que o animal retire os pontos. Há opções mais econômicas, por exemplo: usar uma camiseta velha (tem vídeos na internet que ensinam fazer roupinha cirúrgica a partir de camiseta velha);
- Levar seu animal em segurança: coleira e guia para cães e caixinha de transporte para gatos (pode ser um carrinho de feira ou uma caixa reforçada, caso não possua a caixinha de transporte).
Vale lembrar que, o Mutirão de Castração ainda será realizado em outras regiões da cidade.