A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município, segue executando e ampliando as ações do Projeto ''De Olho no Óleo'' e da Coleta Seletiva, nas escolas municipais de Sertãozinho e Cruz das Posses.
A iniciativa tem como objetivo orientar os alunos a tomarem consciência sobre os prejuízos ao meio ambiente de se descartar indevidamente o óleo usado de cozinha, além dos materiais passíveis de reciclagem.
Durante as atividades conduzidas pelo Departamento de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, também são reforçados os benefícios ambientais, sociais e econômicos da reutilização desses resíduos.
"A ação já existe, mas primamos pelo reforço na conscientização dos alunos, para fortalecimento do hábito, uma vez que, eles levam esta mensagem para casa também", comenta o secretário da pasta, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
De acordo com o projeto, que é executado por meio de convênio com a empresa Granol, os alunos trazem o óleo usado de casa, devidamente acondicionado em garrafas PET ou algum outro recipiente parecido. Cada 4 litros de óleo usado correspondem a 1 litro de óleo novo, que é doado para o Fundo Social de Solidariedade, responsável por incorporá-lo às cestas básicas que são entregues para famílias carentes.
Na manhã desta quarta-feira, dia 05, as escolas "Profª Elvira Arruda de Souza", "Waldomiro Gomes" e "Prof. Roberto Zanutto Desidério" receberam pequenas palestras para reforçar a importância da iniciativa junto aos alunos.