Investir no profissional – e também no ser humano. Foi com este propósito que, na última semana, entre os dias 22 e 24, a Prefeitura Sertãozinho, através da Secretaria de Educação, promoveu a 21ª edição da Semana de Educação “Prof. Florestan Fernandes”.
O evento aconteceu no Centro de Eventos Copercana, gentilmente cedido pelo grupo, onde cerca de 1.200 professores da rede municipal de ensino puderam refletir sobre diversos temas, sendo que o ponto alto foi, sem sombra de dúvida, a cerimônia de abertura, que contou com a brilhante participação do escritor Marcos Rossi.
Prova viva de superação, o palestrante, que detém inúmeras limitações físicas, instigou o público, a todo momento, a refletir sobre o questionamento: “O que é impossível para você?”.
Ao contar a trajetória de sua vida, Marcos falou sobre perseverança, coragem, respeito, e provou que a limitação é um conceito que está dentro da cabeça das pessoas e pode ser desaprendido.
O prefeito Zezinho Gimenez destacou a importância do evento. “Motivar e capacitar os professores é um dos pontos principais para uma educação de primeira qualidade, e a nossa Administração preza por isso. Se possuímos uma das melhores notas do IDEB no país, isso se deve principalmente aos nossos educadores”, afirmou o prefeito Zezinho Gimenez.
A secretária municipal de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, comentou sobre a responsabilidade do papel do educador na sociedade contemporânea. “Quando nós pensamos em educação de base, nós pensamos em desafios, comprometimento e superação, e para isso nós capacitamos nossos professores, para que as nossas crianças tenham um preparo cada vez melhor para o futuro. A educação pode até não mudar o mundo, mas ela muda as pessoas e, essas sim, podem mudar o mundo”, concluiu a secretária.