Quando se tem crianças em casa, é indispensável ficar atento ao cartão de vacinação. E para aquelas que ainda não se vacinaram contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil), vale um alerta para os pais: por orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância Epidemiológica, realiza mais um Dia “D” de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite.
A ação será neste sábado, dia 18, tendo como público-alvo crianças de 1 a 4 anos que devem, obrigatoriamente, ser imunizadas contra as doenças.
É importante lembrar que, o sarampo é uma doença infecciosa aguda facilmente transmitida, sendo que, em algumas partes do mundo, é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do município se mostra preocupada com a baixa procura das vacinas. “Infelizmente, não estamos conseguindo um número tão satisfatório quanto esperávamos, mesmo ampliando as estratégias de divulgação, e apesar da grande mídia ter mostrado, até forma exaustiva, os riscos de não vacinarmos nossas crianças. É importante destacar que as duas doenças são graves e podem trazer prejuízos para toda a vida do indivíduo. Vale lembrar que, a vacinação é obrigatória, sendo um direito da criança, tornado crime negar ou negligenciar, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica de Sertãozinho, Karen da Silva Santos.
A Campanha será realizada em 8 pontos diferentes, das 8h às 17h, neste dia 18:
- Praça 21 de Abril – Centro;
- UBS Jardim Alvorada;
- UBS Jardim Jamaica;
- UBS Jardim Santa Rosa;
- UBS Cohab 3;
- UBS Cohab 8;
- Centro de Saúde 2 – Jardim Recreio;
- Creche “Maria Rosa Motta” – Cruz das Posses.
É indispensável apresentar o cartão de vacinação da criança.