A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barrinha, para auxiliar o município vizinho no desenvolvimento de um Viveiro de Mudas próprio. O objetivo da ação é a preservação das plantas nativas, além de garantir a distribuição gratuita de mudas de espécies arbóreas, acompanhadas de orientação profissional para manuseio e cultivo, a toda população.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Sertãozinho, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, a exploração desordenada, aliada à degradação do ecossistema, vem contribuindo para extinção de inúmeras espécies arbóreas nativas, como também de muitos representantes da fauna. “Portanto, existe uma necessidade real de recomposição do ecossistema, o que demanda um desenvolvimento constante de tecnologias para produção de mudas nativas, incluindo identificação botânica, métodos de colheita, beneficiamento e armazenamento de sementes, embalagens, substratos e manejo das mudas. E Sertãozinho terá a satisfação de repassar sua experiência nessa área para o município de Barrinha, ajudando na preservação geral do meio ambiente”, explica.
O viveiro também exerce as atividades de armazenagem e beneficiamento de sementes, e produção e análise de sementes e mudas, sempre priorizando, em todos os processos, a utilização de materiais recicláveis e reutilizáveis.
Ainda conforme o secretário Carlos Gomes, “o projeto já foi realizado para o local onde o viveiro e o centro de educação ambiental serão instalados, na região urbana da cidade de Barrinha, objetivando ao mesmo tempo, a produção de mudas e a explanação de temas ambientais”. O empreendimento será de caráter permanente e toda a sua produção será de maneira sustentável.