A vida dos animaizinhos na hora de encontrar um lar não é nada fácil, mas, os que mais sofrem com essa dificuldade são aqueles que possuem alguma deficiência ou anomalia; porém, o que poucos sabem, é que apesar das suas condições especiais, eles conseguem viver muito bem.
O Canil Municipal de Sertãozinho abriga alguns desses bichinhos especiais e, segundo a médica veterinária do órgão, Lara Sicchieri, animais com esses problemas surgem por diversos fatores. “Existem animais que já nascem com algumas anomalias, outros, acabam com algumas sequelas devido a maus-tratos ou até mesmo acidentes, e têm também os que possuem problemas de pele, que constantemente irão precisar de tratamento ao longo da vida, porém, todos eles sempre conseguem se adaptar muito bem após a recuperação”, explica.
O Canil, em média, abriga em torno de 215 animais, entre cães e gatos, em condições normais ou com alguma sequela, entretanto, o órgão só consegue dar suporte àqueles animais que não possuem donos e que estão em situações críticas, ou seja, animais que são encontrados nas ruas do município e estão doentes, machucados, atropelados, fêmeas prenhas ou recém-paridas, ajudando, também, os filhotes que não sabem se proteger - por isso a importância da adoção.
Quem anda encontrando dificuldades reais para encontrar um lar é Lucão, um dos cachorros abrigados pelo Canil, há mais ou menos 6 meses. Ele é um cão de porte grande, porém, possui uma pequena deformidade: é manco. Lucão adora correr, pular, brincar, igual a qualquer cachorro normal, fica até difícil de perceber que ele tem essa deficiência, mas... é sempre um motivo a mais para um adotante potencial se “arrepender”.
A veterinária do Canil comenta também que, assim como Lucão, outros animais com essas condições, e também os animais mais idosos, passam pelo mesmo problema. “Dificilmente alguém quer adotar animais nessas circunstâncias; a população prefere mais os filhotes. Os animais idosos ou com alguma anomalia não chamam tanta atenção; é mais fácil abandonar um animal adulto do que adotar”, ponta.
Os animais especiais e idosos também precisam muito de cuidado, amor, carinho, dedicação e compaixão, assim como qualquer outro animal, pois são as diversidades que compõe o mundo.
Agora, o recadinho vai para você, leitor: que tal aproveitar a chance e passar no Canil para conhecer essas pequenas (ou grandes) fofuras? Você pode acabar se emocionando pelas histórias, vivendo uma nova aventura ao lado deles e, talvez até lhes oferecer um lar. Bora aproveitar o incentivo e dar uma chance para os animaizinhos especiais?
O Canil Municipal fica na avenida José Ferreira dos Reis, 890 - Jardim Itapuã. O telefone para contato é: 3947-3218.