Você que é empresário e quer mostrar à sociedade que tem um comprometimento com as questões ambientais, fique atento para se inscrever no Programa “Selo Verde 2018”. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que busca certificar as empresas com práticas ambientalmente sustentáveis.
“Pela sexta vez o nosso município está realizando essa certificação e, no ano passado 16 empresas obtiveram a nota mínima para receber o selo, o que mostra a construção de uma consciência socioambiental entre os empresários do município. A cada ano, a ação vem crescendo e mais empresas têm se tornado interessadas em instituir uma produção sustentável. É sempre importante ressaltar que, essa característica é levada muito a sério, principalmente, para as empresas que querem exportar suas mercadorias, pois o mercado internacional mantém uma atenção especial a esse aspecto na hora de negociar”, pontua o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Inscrições
As inscrições seguem até o dia 28 de setembro. Os interessados devem encaminhar um e-mail para o endereço seloverde2018@gmail.com, solicitando o cadastramento e informando no corpo do e-mail os dados cadastrais da empresa e do responsável pelo acompanhamento da mesma junto ao Programa.
Posteriormente, as empresas receberão uma mensagem de resposta enviada pela equipe da Secretaria, contendo um questionário que deve ser preenchido, e também a Lei do Selo Verde, que norteia as empresas sobre as diretivas do programa e os documentos (comprobatórios e legais) que a empresa terá que providenciar e anexar ao questionário a ser preenchido.
De posse de toda a documentação, o responsável pela participação da empresa deverá se dirigir até a Central de Atendimento ao Cidadão, que funciona no Poupatempo, e abrir um processo endereçado para a Secretaria de Meio Ambiente.
É importante lembrar que, para obtenção do certificado, que tem validade de um ano, as empresas precisam atingir uma pontuação igual ou superior a 70 pontos, somando-se os seguintes quesitos:
1 – Tratamento / destinação dos resíduos industriais;
2 – Política interna de coleta seletiva de resíduos;
3 – Controle de poluição do ar;
4 – Controle de poluição sonora;
5 – Plano de gerenciamento de resíduos sólidos;
6 – Apoio a entidades ambientais (ONGs, associações, etc.);
7 – Ações de educação ambiental;
8 – Iniciativas de arborização e doação de mudas;
9 – Existência de profissional responsável pelo controle ambiental;
10 – Reutilização de água pluvial.
Mais informações sobre o “Selo Verde” podem ser obtidas junto à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3946-7800.