No último dia 08, na Câmara Municipal de Sertãozinho, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a audiência pública para apresentação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Na ocasião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, acompanhado de profissionais técnicos da pasta, fez esclarecimentos detalhados sobre o Plano para munícipes presentes, além do vereador Renato Aparecido Schiavinato. “Trata-se de um documento bem abrangente, sobre o manejo de resíduos sólidos urbanos, envolvendo os resíduos sólidos domiciliares, reciclagem, construção civil, resíduos de massa verde, dentre outros”, explicou o secretário.
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente ainda afirmou que, durante o diagnóstico para elaboração do Plano, foram avaliadas algumas situações, como o descarte irregular de resíduos de construção civil em terrenos e logradouros públicos. “Verificou-se, assim, a necessidade de criação de um dispositivo junto à população, o ecoponto, o qual tem previsão de instalação de 15 unidades espalhadas no município; são, basicamente, locais com estrutura adequada, cercados, com baias para colocação de caçambas e recebimento de materiais, e com controle de acesso”, detalhou Carlos Gomes.
Com relação aos resíduos domiciliares (orgânicos), o Plano mostrou que o município busca a redução da disposição dos mesmos para coleta, implantando, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, um projeto de compostagem que prevê a distribuição de 1700 composteiras, para algumas famílias e escolas da rede municipal.
No quesito reciclagem, o Plano apontou a necessidade de adesão por parte da população. “Isso, porque realizamos a coleta seletiva em 100% do município. A logística já é funcional, agora, buscaremos intensificar as ações de educação ambiental para ampliar a adesão da população”, mencionou o secretário de Meio Ambiente.
A massa verde proveniente de podas de árvores também foi avaliada pelo Plano, que prevê processo de trituração, para transformá-la em composto para tratamento de áreas verdes em geral.
O levantamento ainda propõe a instalação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis) em algumas praças públicas.
Após a participação popular, o próximo passo é a aprovação do Projeto de Lei para instituição do Plano, pela Câmara Municipal.