Gratidão e satisfação são algumas das palavras usadas pelos familiares dos idosos para descrever o desempenho e profissionalismo da equipe do Centro Dia do Idoso “Felippe e Consiglia Colaffemina Mussa”, em Sertãozinho.
Adriana Cristina Alves Ramos, neta da dona Nair Campos Alves, 90 anos, descreve que, o equipamento social tem ajudado muito nos cuidados especiais, por causa da doença de Alzheimer de dona Nair. “Não tenho queixas sobre o Centro; os funcionários são muito atenciosos, além disso, minha avó ficava sozinha em casa, pois não tínhamos com quem deixá-la, e por causa do Alzheimer, ela acabava cometendo algumas travessuras. Agora com o Centro Dia, podemos trabalhar despreocupados”, afirma.
Ana Claudia Tauan, filha de Carolina Mano Tauan, 78 anos, diz que a mãe também sofre com a doença de Alzheimer, e que as atividades do Centro Dia do Idoso têm ajudado na parte da comunicação. “Antes, ela pouco conversava por causa da doença, que está bem avançada; mas, com o trabalho desenvolvido pelos funcionários do local, ela começou a conversar mais e a se expressar melhor”, comenta.
Segundo a técnica de enfermagem do Centro Dia do Idoso, Ana Paula da Silva, há várias atividades supervisionadas no local. “Aqui, os idosos têm todo o cuidado especializado de Terapia Ocupacional, serviços de enfermagem com auxílio nas medicações e alimentações, e participam também de oficinas, como: cinema, cuidados com a horta e outras tarefas”, explica.
Maria Alice da Silva, filha de Maria Aparecida da Silva, 69 anos, parabenizou o Centro Dia e o trabalho da equipe, e disse que sua mãe adora participar das atividades. “Quando eu descobri que iria abrir o Centro, foi uma esperança muito grande, pois eu havia parado de trabalhar para poder cuidar dela. Agora, com o Centro, estou me movimentando para voltar a trabalhar de novo, sem falar que, ela adora participar de todas as atividades, além de fazer novas amizades”, afirma.
Falando em atividades, o clima da última sexta-feira, 08, foi de muita comemoração e alegria, já que, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou uma festa junina, o “Arraiá do CDI”, para divertir os idosos. A festinha teve quadrilha e muitas guloseimas, e contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni, faz questão de acompanhar de perto o dia a dia do local. “Este equipamento foi uma conquista social muito grande para o nosso município. Nós estamos acompanhando de perto a evolução do local, e é gratificante e estimulante receber essas devolutivas dos familiares dos idosos atendidos”, comenta Tatiane, que completa: “é importante lembrar nossa população que, nosso Centro Dia do Idoso ainda possui capacidade para atender novos usuários que se encaixem no perfil socioeconômico e que sejam semidependentes”.
Aqueles que têm interesse no atendimento prestado pelo órgão devem procurar a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que fica à rua Sebastião Sampaio, 1.685 – Centro, ou no próprio Centro Dia do Idoso, localizado à rua Auad Sader, 190 - Jardim Liberdade. Mais informações: 3942-2088.