O Brasil acumula duas posições de destaque quando o assunto é alimentação. A primeira é um orgulho, mas a segunda merece uma reflexão profunda, pois é preocupante.
O país é considerado um dos maiores produtores de gêneros alimentícios do mundo, mas, também, um dos maiores desperdiçadores de alimentos. É o que diz uma pesquisa do World Resources Institute (WRI) - uma instituição de pesquisa internacional, que colocou o Brasil entre os 10 primeiros do ranking no quesito desperdício de alimentos.
“Todos os dias, toneladas de alimentos em perfeito estado para consumo são jogados no lixo; e o projeto ‘Xepa Solidária’ surge com o pensamento de amenizar essa situação e transformá-la em uma ação de solidariedade ao próximo mais necessitado”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Gallo.
O projeto é uma iniciativa da Administração Municipal, através da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social e Cidadania, a Fundação “Vidalina Flóridi” e feirantes que atuam no município. Seu principal objetivo é recolher os alimentos que sobram nas feiras livres da cidade para, posteriormente, distribui-los entre as entidades assistenciais do município.
“Essa iniciativa, que carinhosamente denominamos de ‘Xepa Solidária’, vai encaminhar uma grande quantidade de alimentos às instituições benemerentes, ajudando muito na elaboração de refeições saudáveis e de qualidade, que irão beneficiar diversas crianças, jovens e idosos do município”, completa o secretário.
Segundo estimativas dos próprios feirantes, o projeto vai disponibilizar, de forma completamente gratuita, cerca de duas toneladas mensais de alimentos de ótima qualidade que, normalmente, seriam descartados, pelo simples fato de já estarem bem maduros, por exemplo.