Um serviço que tem como princípio a solidariedade. Trata-se da Central de Empréstimo e/ou Doação de Equipamentos Ortopédicos “Antônio Fernando Assan”, inaugurada pela Prefeitura de Sertãozinho há pouco mais de um ano.
Coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, em síntese, o serviço beneficia cidadãos que necessitam de algum tipo de equipamento ortopédico, por prazo determinado ou de forma permanente, sem custos. “Podemos dizer que trata-se de uma rede solidária que, graças a Deus, tem dado muito certo. Segundo os relatórios gerados mensalmente, fica muito evidente que, a população entendeu esse conceito de ajuda mútua. Tanto é que, não temos dificuldades com a devolução dos itens emprestados e, além disso, percebemos a boa vontade da população mais favorecida em ajudar, já que, frequentemente, recebemos alguma doação de equipamentos de mobilidade, para serem emprestados ou doados de forma definitiva a quem precisa”, comenta a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Cristina Pereira Guidoni.
Neste período de pouco mais de um ano, a Central de Equipamentos Ortopédicos já realizou 290 atendimentos a moradores de Sertãozinho. Ao todo, o setor conta 330 equipamentos, que vão desde muletas e andadores, até cadeiras de roda e de banho, camas hospitalares e próteses, como pernas mecânicas, por exemplo. No momento, 140 desses equipamentos estão sendo utilizados por munícipes.
“Vale reforçar que, com base nas especificações feitas pelo médico, o setor conta com um profissional qualificado para a manuntenção e adaptação dos materiais. Aliás, é importante destacar que, realizamos o atendimento a qualquer morador de Sertãozinho e Cruz das Posses, que nos apresente a documentação necessária e a carta de recomendação médica”, pontua Tatiane.
Para quem deseja ajudar, a Central de Equipamentos Ortopédicos recebe doações de forma permanente de qualquer tipo de equipamento ortopédico, independente do estado de conservação, já que o setor realiza a manutenção necessária, evitando que estes materiais sejam descartados de forma indevida em caçambas e ferro velho. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Washington Luís, 1.138 – Centro.
Já as pessoas que precisam do empréstimo de algum item de mobilidade, devem procurar orientação junto ao Fundo Social de Solidariedade, que funciona na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, à rua Sebastião Sampaio, nº 1.685 – Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e os documentos necessários, no geral, são: carta com recomendação médica e cópias do CPF, RG e comprovante de residência. Outras informações: 3947-7374.