Com a ampliação das ações em favor da qualidade de vida dos idosos em todo o país, que estão mais ativos em vários aspectos, discutir a sexualidade e, consequentemente, a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) junto ao público da Terceira Idade, tornou-se uma prioridade para os serviços de saúde e de assistência social.
Assim, aproveitando a proximidade das ações preventivas em função do Dia Mundial de Combate ao HIV (1º de dezembro), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania programou algumas ações para os equipamentos sociais que trabalham com atendimento de pessoas idosas.
A primeira delas será realizada na próxima terça-feira, dia 21, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais. No Centro de Convivência do Idoso (CCI), das 8h às 12h, serão oferecidos testes gratuitos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV. Além dos idosos, outras pessoas interessadas, com mais de 18 anos, também poderão fazer a testagem gratuitamente.
Já entre os dias 28 e 30 de novembro, todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) do município e do Distrito de Cruz das Posses receberão uma roda de conversa sobre as DSTs na Terceira Idade, com o tema “Velho é o preconceito, o importante é se prevenir”, que será conduzida por uma profissional de enfermagem do CCI. Vale lembrar que, as rodas de conversa têm como público-alvo todos os idosos residentes nas regiões de abrangência dos CRASs.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3942-9019.