Quase 58 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama no ano de 2016, apenas no Brasil. A estatística é do Instituto Nacional de Câncer, e é um alerta para todas as mulheres, em especial, aquelas com mais 50 anos.
Em Sertãozinho, como já ocorre há alguns anos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, aproveita o ensejo da Campanha “Outubro Rosa” para intensificar as ações preventivas junto ao público feminino.
“Neste ano, decidimos direcionar a atuação da campanha e, em parceria com o Sincomerciários, estamos levantando dados específicos sobre as 2.000 trabalhadoras no comércio sertanezino, para identificarmos a faixa etária prevalente, quantas delas possuem convênio de saúde e quantas são atendidas pelo SUS, de modo que a Secretaria possa promover uma ação específica para essas cidadãs que, em função do horário de trabalho, podem acabar se esquecendo de realizar a mamografia regularmente”, comenta a assistente social da Secretaria de Saúde, Paula Karina de Assis Siviero.
Além dessa iniciativa, desde o dia 16, alguns órgãos públicos contaram com ações especiais de orientação sobre a prevenção do câncer de mama, incentivo ao agendamento de mamografia e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C. “O foco principal foi a abordagem das mulheres com 50 anos ou mais, que são as que possuem indicação para realizarem o exame das mamas a cada dois anos. Entretanto, já aproveitamos a oportunidade para esclarecer as mulheres mais jovens e detectar patologias, por meio dos testes rápidos”, explica a diretora de enfermagem da Secretaria de Saúde, Thianna Dherê Braz.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde realiza 500 mamografias por mês, que são oferecidas gratuitamente às pacientes do SUS. “Felizmente, a Secretaria de Saúde tem um rol de prestadores de serviço na área de diagnóstico, que são muito eficazes. Quando o médico da UBS identifica prioridade para que a paciente faça a mamografia, em menos de uma semana ela tem seu exame agendado. Além disso, quando a paciente está realizando exame de rotina, mas o prestador de serviço identifica alguma alteração importante no laudo, imediatamente, a Secretaria de Saúde é notificada, para que essa paciente seja atendida por um mastologista, que é o especialista na área, o quanto antes. Essa sintonia entre os dois lados é muito importante, pois temos condições de oferecer um atendimento mais humanizado e de iniciar o tratamento o mais rápido possível, aumentando as chances de cura”, pontua o secretário municipal de Saúde, Fabrício de Freitas Fonseca.
Encerramento
Na próxima quarta-feira, dia 25, as secretarias municipais de Saúde e de Esporte apoiarão a realização de um evento de encerramento da Campanha Outubro Rosa, promovido em parceria com a Academia Espaço Mulher Fitness.
Partindo da avenida José Antônio Angelotti, nº 731, no Jardim Grande Aliança, às 18h30, haverá a Caminhada Contra o Câncer de Mama, na qual as participantes seguirão com trio elétrico até o estacionamento do Ginásio de Esportes “Pedro Ferreira dos Reis” (Docão), onde serão oferecidos atendimentos em saúde, orientações de prevenção ao câncer de mama, aulas de dança ao ar livre e sorteios de prêmios.
O evento é gratuito, e todas as cidadãs estão convidadas a participar.