A contaminação do solo e da água subterrânea ocasionada por vazamentos em postos de combustíveis é uma questão de crescente preocupação, devido aos impactos gerados, principalmente, na contaminação de aquíferos que sejam utilizados como fonte de abastecimento para consumo humano. O município de Sertãozinho, por exemplo, é abastecido por água subterrânea, sendo de grande relevância a prevenção de contaminação do solo.
Atualmente, no município, existem 21 postos de combustíveis ativos, com finalidade comercial, distribuídos dentro da área urbana. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, com o apoio do SAEMAS - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho -, inspeções nesses locais com finalidade comercial em atividade na área urbana de Sertãozinho, a fim de levantar possíveis áreas contaminadas. Tal vistoria foi realizada no período de 25 de julho a 01 de agosto deste ano.
Durante a inspeção foram verificadas questões ambientais, como armazenamento e destinação de resíduos, como areia contaminada, óleo usado, óleo da caixa separadora, embalagens contaminadas, funcionamento da caixa separadora, do aparelho de monitoramento ambiental e das canaletas, entre outros. Também foram exigidas documentações de comprovação de destinação dos resíduos gerados, CADRIs e licença ambiental.
A inspeção foi realizada por um Fiscal de Meio Ambiente do município e por funcionário do SAEMAS, a fim de detectar possíveis irregularidades ambientais e descarte irregular na rede pluvial e de esgoto. Além disso, a iniciatiba também auxiliaa a CETESB na fiscalização desses postos, encaminhando as irregularidades observadas para providências necessárias.
Além dos postos de combustíveis, as atividades desenvolvidas por outras empresas geram resíduos de alto risco de contaminação de água e solo. Sendo assim, visando à prevenção de contaminação e melhor qualidade ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente seguirá realizando vistorias em empresas de diferentes ramos de atividade, para verificação das formas de descarte de resíduos potencialmente poluidores.