Ampliar a demanda do mercado industrial e sucroenergético do município de Sertãozinho. Foi com esse objetivo que, na última quinta-feira, 11, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, liderou com o apoio da FATEC, do CEISE Br e do CIESP a primeira ação do Programa “Diversifica Sertãozinho”.
Durante reunião promovida no auditório do Centro Empresarial Zanini, cerca de 90 pessoas, principalmente representantes de indústrias sertanezinas, recepcionaram uma comitiva da NUCLEP (Nuclebrás Equipamentos Pesados), do Rio de Janeiro, interessada na busca de novos fornecedores para a organização, que atua fortemente nos mercados de defesa, geração de energia convencional e termonuclear, com presença também no cenário internacional, e que demandará das indústrias locais operações em caldeiraria pesada, engenharia, mecânica, etc.
“O encontro foi uma troca: os representantes da NUCLEP puderam conhecer o parque industrial do município e, em contrapartida, os industriais locais receberam informações sobre procedimentos e normas necessários para que o município possa atuar diretamente na venda de seus produtos para a empresa. A ação foi altamente produtiva, gerando grande expectativa de se efetivarem negócios entre a organização e empresas de Sertãozinho. Inclusive, nos próximos dias, deveremos anunciar a data em que um grupo de empresas interessadas em estreitar o relacionamento com a NUCLEP fará uma visita ao Rio de Janeiro, para conhecer suas instalações”, antecipou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Gallo.
Dentre as empresas que enviaram representantes para a reunião está a TransEspecialista, cuja diretora administrativa, Rosana Zumstein, avaliou positivamente a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e seus parceiros. “Foi excelente! Precisamos incentivar as empresas locais, para que voltem a acreditar no potencial de crescimento do nosso município, através da diversificação de segmento e fortalecimento de novas parcerias estratégicas. Nós idealizamos uma possibilidade de logística de suprimentos para a NUCLEP, através de uma rota específica: São Paulo (capital) a Itaguaí/RJ. Conversei pessoalmente com o gerente geral de compras e serviços do grupo, que se mostrou bastante interessado em nosso trabalho”, comentou a empresária, que completou: “temos um DNA e paixão pela cana. Contudo, a diversificação produtiva e econômica do município gerará outras possibilidades de negócios – com foco na sustentabilidade de nossas empresas”.
A união de forças em torno do incentivo de novos negócios para as empresas locais, também foi destacado. “O Programa ‘Diversifica Sertãozinho’ é um desdobramento do I Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, realizado no final do mês de março, em que a diversificação das atividades industriais do município de Sertãozinho foi uma pauta amplamente analisada. Estamos celebrando o início das atividades desse Programa junto aos nossos parceiros, que se empenharam e continuam se empenhando muito. Após a reunião, a FATEC, por exemplo, se disponibilizou a auxiliar as empresas locais no atendimento ao cadastramento das mesmas, no rol de fornecedores da Nuclebrás”, ilustrou a diretora do Departamento de Gerenciamento de Convênios e Programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Edna Maria Fabrício de Figueiredo.
Saiba mais
O Programa “Diversifica Sertãozinho” tem o objetivo de aumentar as oportunidades de negócios que venham a surgir em segmentos complementares ao setor sucroenergético, permitindo atrair projetos e vendas durante os meses em que a atividade industrial fica reduzida, especialmente, no período que vai de maio a dezembro, estancando a perda de postos de trabalho comumente experimentada nesse período do ano e, em um segundo momento, permitindo ampliar as contratações, na medida em que a demanda for aumentando, tanto pela recuperação econômica do país, quanto pela inserção em novos mercados, pois, como a produção do município está calcada na indústria de base, as empresas locais têm condições de fornecer para vários segmentos.
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, outras ações, como a reunião com a NUCLEP, estão sendo planejadas. Para o próximo mês, ao que tudo indica, o município deve receber representantes de uma empresa do setor de ferrovias.