Ação marca o encerramento da Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em Sertãozinho
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) uma em cada 68 crianças apresenta algum Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Isso representaria cerca de 1% da população mundial, mas trata-se de uma projeção, uma vez que essa condição neurológica não é simples de ser diagnosticada. Por isso, muitas pessoas que sofrem de Autismo têm seus direitos violados, diariamente, em todo o mundo.
E é com os objetivos de evitar essa violação de direitos e também o preconceito, que Sertãozinho realiza neste sábado, dia 29, às 9h, na Praça 21 de Abril, a “Caminhada Azul” – evento que marca o encerramento das atividades da Semana de Conscientização do TEA, promovidas desde o dia 24 pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Educação e Saúde.
“Trata-se de um ato simbólico, que tem a intenção de dar visibilidade ao tema Autismo junto a nossa população. A participação é aberta ao público e, nosso único pedido, é que os participantes estejam vestindo uma blusa azul, que é a cor que simboliza a conscientização do TEA”, convida o diretor do Fundo Social de Solidariedade, Marcos Favaretto.
A caminhada contará com pais e seus filhos autistas, profissionais das redes municipais de saúde, educação e assistência social, e da população em geral interessada em participar.
Também na Praça 21 de Abril, o Projeto “A Magia do Circo”, que realiza ações de inclusão de crianças e adolescentes, por meio de atividades circenses e de promoção da cidadania, oferecerá uma aula aberta às crianças e adolescentes presentes.
Curiosidades - O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.
Já a fita feita de peças de quebra-cabeça coloridas representa o mistério e a complexidade do Transtorno do Espectro do Autismo, e também é um símbolo mundial de conscientização.