Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) começa hoje, dia 24, propondo reflexões junto à população
De acordo com o dicionário, incluir significa juntar, inserir, introduzir – tudo a ver com as propostas da 4ª edição da Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que, neste ano, terá como tema “Autismo: estratégias para inclusão”, e será realizada a partir de hoje, 24, até o dia 29.
A programação da Semana de Conscientização do TEA é organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Educação e Saúde, e contará com várias atividades de esclarecimento, para os cidadãos em geral e os profissionais que atuam no atendimento a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo.
“O Autismo é uma condição neurológica difícil de ser diagnosticada, pois sabe-se que ela se apresenta em diferentes graus, dos mais leves aos mais graves. Dados apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU), divulgados no início deste mês, afirmam que 1% da população mundial, ou uma em cada 68 crianças, apresenta algum transtorno do Espectro do Autismo. Portanto, é essencial que a população como um todo debata sobre esse tema, de modo que as pessoas com essa condição não sofram mais violações de direitos”, pontua a secretária de Assistência Social e Cidadania e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Cristina Pereira Guidoni.
Programação
A Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) terá início hoje, segunda-feira, dia 24, com a realização de oficinas descentralizadas em escolas da rede municipal de ensino, que seguirão até o dia 27.
Os encontros, abertos ao público em geral, serão realizados sempre a partir das 18h, nas seguintes escolas:
- Dia 24/04, segunda-feira - EMEF “Profª Elvira Arruda de Souza” – Rua Pedro Canesin, 621 – Jardim Alvorada;
- Dia 25/04, terça-feira - EMEF “Dr. Silvio Sarti” – Rua Ângelo Guidi, 1.028 – Conjunto Habitacional Maurílio Biagi (Cohab 5);
- Dia 26/04, quarta-feira - EMEF “Prof. Anacleto Cruz” – Rua Aprígio de Araújo, 769 - Centro;
- Dia 27/04, quinta-feira - EMEF “Ângelo Colafêmina” – Rua Américo Ambrósio, 19 – Jardim São Sebastião.
Na sexta-feira, dia 28, a atividade será às 19h, no Teatro Municipal “Olympia Faria de Aguiar Adami”: uma roda de conversa, também aberta ao público, com as especialistas Ana Lúcia Félix (presidente da Associação “Acolhe Autismo”, da cidade de Santos/SP); Patrícia Binhardi (psicóloga) e Thais Ferretti (advogada). Na ocasião, serão apresentadas as conclusões das oficinas descentralizadas.
O encerramento da Semana de Conscientização do TEA acontecerá no dia 29, sábado, às 9h, com a Caminhada Azul, que será realizada na Praça 21 de Abril. Nesse dia, pede-se que os cidadãos que comparecerem ao evento estejam usando uma blusa azul – cor símbolo da conscientização sobre o autismo. A ação também contará com a presença do Projeto “A Magia do Circo”, que realiza ações de inclusão de crianças e adolescentes, por meio de atividades circenses e de promoção da cidadania.