Na última semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio do Centro de Convivência do Idoso, promoveu atividades de orientação para prevenção e acompanhamento de doenças crônicas, para os idosos atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) de Sertãozinho. A iniciativa recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante os encontros, a técnica de enfermagem Ana Paula da Silva, que atua no Centro de Convivência do Idoso, promoveu um bate-papo sobre algumas das doenças crônicas mais comuns na terceira idade: a hipertensão arterial, a diabetes e o colesterol. “O objetivo foi fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre os sintomas, as formas de prevenção, o uso correto dos medicamentos, mudança dos hábitos alimentares e importância da atividade física, além dos efeitos do álcool e do tabagismo. Os idosos se mostraram muito satisfeitos com a ação e o balanço foi bastante positivo”, relatou a profissional.
Cerca de 110 idosos foram atendidos durante as atividades, que também contaram com aferição de pressão arterial e teste de glicemia. “Gostaríamos de agradecer à Secretaria de Saúde, que nos apoiou, cedendo os materiais necessários para realizarmos os testes de glicemia, que foram fundamentais no reforço às orientações passadas aos idosos. A iniciativa faz parte do nosso movimento em unir vários segmentos em favor da saúde e da qualidade de vida dos nossos idosos”, concluiu a secretária de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Guidoni”.