No último dia 10, o prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, participou do “1º Fórum de Discussão sobre Consórcios Públicos e Serviços de Saúde”, organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde AVH, na cidade de Cravinhos/SP. O administrador do município foi acompanhado do secretário municipal de Saúde, Fabricio de Freitas Fonseca, e da secretária adjunta da pasta, Rita Montenegro.
O evento, que contou com as presenças de prefeitos e secretários que representaram os 25 municípios que integram o Consórcio, também representou o primeiro ato oficial da nova diretoria, que tem o prefeito Zezinho Gimenez como vice-presidente; o presidente é o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos. A eleição dos membros aconteceu em dezembro do ano passado.
Em síntese, as principais reflexões do evento giraram em torno da importância da união e organização dos Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde, tendo como ponto de apoio o Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS-XIII), que representa a atuação do Estado na região. “Também foi bastante produtiva a explanação sobre o case de sucesso do consórcio CISLAGOS, da região de Furnas/MG, e todos os benefícios trazidos com a experiência de mais de 20 anos de Consórcio, para a população e as gestões daquela região, reforçando a necessidade de investimentos para impulsionar as atividades do Consórcio da nossa região”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Fabrício de Freitas Fonseca.
Ao usar a palavra, o prefeito Zezinho Gimenez destacou a necessidade de aprimoramento da gestão do Consórcio. “É preciso que a atuação do consórcio tenha a eficiência esperada em benefício dos municípios participantes. Penso que o plano para 2017 deve ser elaborado nessa base; precisamos trabalhar em cima daquilo que é prioritário, principalmente, no caso dos municípios menores”, pontuou o prefeito, que completou: “trazendo para a realidade de Sertãozinho, temos uma perspectiva de melhorias para a saúde, impulsionadas pela eficiência na gestão do Consórcio. Sertãozinho é um município de referência em alta complexidade para uma região composta por cerca de 500 mil habitantes e, levando em conta essa importância regional na área da saúde, angariar investimentos é algo fundamental”.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde AVH realiza a gestão do SAMU Regional, que engloba 25 dos 26 municípios ligados à DRS-XIII, integrantes das regiões do Aquífero Guarani, Vale das Cachoeiras e Horizonte Verde.