Ação tem por objetivo eliminar demanda reprimida no agendamento de ultrassonografias, tomografias e ressonâncias magnéticas
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem mobilizado as empresas prestadoras de serviços de diagnóstico por imagem para o município, com o objetivo de eliminar a demanda reprimida no agendamento de ultrassonografias, tomografias e ressonâncias magnéticas.
A ação beneficiará 1.873 cidadãos, que vinham aguardando agendamento para a realização de diagnósticos por imagem. “Em comum acordo entre Secretaria de Saúde e as empresas prestadoras dos serviços, ficou alinhado que elas disponibilizariam mais profissionais e horários de agenda para realização desses exames, de segunda a sexta-feira, no intervalo entre 7h e 18h. Tínhamos uma demanda reprimida remanejada de 2016 para este ano e, a partir desse entendimento com as empresas conveniadas, vamos conseguir zerá-la e estabilizar a demanda de exames para os contratos vigentes. Com isso, o cidadão vai esperar um tempo menor para realizar seu exame, levando em conta seu grau de complexidade”, explica o secretário da pasta, Fabrício de Freitas Fonseca.
Com o mutirão, os pacientes que compunham a demanda reprimida terão seus exames de ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética agendados, impreterivelmente, nas próximas semanas de fevereiro e durante todo o mês de março. “Os pacientes serão avisados sobre seus agendamentos, através de ligações telefônicas para os números cadastrados no sistema de saúde. Caso não haja sucesso no contato, a equipe da Central de Regulação fará tentativas em telefones de parentes localizados no sistema, além de envio de correspondências. Por isso, é de extrema importância que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados no sistema. Em caso de alterações de endereço e/ou telefone, a orientação é que o cidadão procure a UBS mais próxima de sua residência, para conferir e atualizar suas informações cadastrais”, destaca o diretor da Central de Regulação da Secretaria de Saúde, Fábio Veiga Spolidoro.
Assim, é necessário que os cidadãos fiquem atentos, para não perderem seus agendamentos. “Vale reforçar que, em caso de dúvidas, os pacientes cujos exames foram remanejados de 2016 para este ano, devem procurar a Central de Regulação para obterem informações detalhadas. O atendimento é presencial e acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h”, explica o chefe de seção de Regulação e Avaliação da Secretaria de Saúde, Renan Urizzi.
A Central de Regulação funciona anexa à UBS “Dr. Fauze Ali Mere”, localizada na confluência das ruas Luiz Cancian e José Soldera, no bairro Shangri-lá.