*Por Otávia Alexandrina Portugal Assumpção
Divulgado a cada dois anos, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: a aprovação escolar e o aprendizado (habilidades e competências) em Língua Portuguesa e Matemática. O índice é apresentado nas três etapas: Ensino Fundamental – anos iniciais (5º ano), Ensino Fundamental – anos finais (9º ano) e Ensino Médio (3º Ano).
O fator decisivo para bons resultados é o trabalho em equipe de todos os profissionais da Secretaria de Educação como, por exemplo, o foco na gestão pedagógica, onde há um acompanhamento individual de cada aluno matriculado na rede, considerando os avanços e as fragilidades apresentadas. Com essas informações, os professores, juntamente com os coordenadores e apoio da equipe pedagógica, trabalham com os estudantes, utilizando metodologias e/ou aperfeiçoamento (estudos complementares) para o desenvolvimento de atividades específicas.
Os professores são muito comprometidos com a aprendizagem dos alunos, pois através do trabalho realizado, subsidiam as dificuldades encontradas pelos mesmos, através do apoio durante o desenvolvimento do currículo. As famílias têm um papel fundamental no processo, pois incentivam e acompanham os filhos no processo educacional.
A Administração Municipal não mede esforços para investir: cada escola de Ensino Fundamental possuiu um professor afastado (com perfil de leitor), que trabalha na Biblioteca (Projeto Sol do Saber) estimulando a leitura (fonte necessária) para a aprendizagem; investimento na Feira do Livro (realizamos a 14ª Feira do Livro com resultados extremamente satisfatórios), onde o professor, durante o desenvolvimento do currículo, elabora um livro e oferece oportunidades de aprendizagem aos alunos, através de muitas reflexões, pesquisas, leitura, escrita, etc. (produto final apresentado para a comunidade); atividades extraclasse (tornando a escola mais atrativa); carga horária no Ensino Fundamental acima do mínimo exigido pela legislação vigente, dentre outras ações.
Assim, toda essa engrenagem, com adesão de todos, possibilitou resultados interessantes: no primeiro ciclo do Ensino Fundamental ficamos com nota média 6,7 e no segundo ciclo, do 6º ao 9º ano, nós ficamos com a nota média 5,8, colocando Sertãozinho na posição de número 10 no Estado. A EMEF “Professor Roberto Zanutto Desidério”, por exemplo, ficou em 2º lugar no Estado.
Olhar a educação com carinho é uma ação que deveria ser adotada por todos, e nós, essa enorme equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Administração como um todo, estamos olhando, cuidando e investindo cada vez mais nessa área em Sertãozinho.