Recentemente, as secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania deram início a um novo projeto, que contempla as Unidades Básicas de Saúde do município com a formação de Grupos de Gestantes, que têm por objetivo promover a orientação dos pais sobre os cuidados básicos com o recém-nascido e a importância do planejamento familiar.
Por meio de palestras e rodas de conversa conduzidas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, durante cinco encontros, são discutidos temas importantes, como prevenção do câncer de mama e de colo de útero; gravidez de risco; importância do pré-natal; nutrição da mãe e aleitamento materno; e incentivo ao parto humanizado. Ao final de cada encontro é servido um lanche para os participantes e, ao término total das atividades de cada grupo, as gestantes são presenteadas com um kit de higiene composto por hastes flexíveis de algodão, álcool em gel, fraldas descartáveis, sabonete e xampu infantis, pomada para assaduras e lenços umedecidos, que são oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
A secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro, destaca a importância do projeto nos âmbitos da saúde pública e da cidadania. “Essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social veio em boa hora, pois através do projeto, que tem uma logística bem simples, conseguimos reunir ações importantes para as áreas de saúde pública e cidadania, como contribuir para a maternidade/paternidade responsável; melhorar o índice de participação de acompanhamento da saúde no Programa Bolsa Família; diminuir o índice da 2ª gravidez na adolescência; e reduzir o índice de nascimento com sífilis congênita, diagnosticando e tratando a gestante e o parceiro”, explica.
Gestantes interessadas em participar dos grupos podem buscar informações em suas UBSs de referência, sendo: Jardim Alvorada, Jardim Helena, Jardim Santa Rosa, Shangri-lá, Alto do Ginásio, Jardim Jamaica, Cohab 3 e Cohab 8.