Termina nesta sexta-feira, dia 24, a campanha de arrecadação de medicamentos para a Farmácia Solidária, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, nos pontos de coleta credenciados, cuja relação pode ser consultada no site da Prefeitura:www.sertaozinho.sp.gov.br.
Assim, se você ainda não deu aquela conferida na “farmacinha” de sua casa, ainda dá tempo. Vale reforçar que, pode ser doado qualquer tipo de medicamento, até 30 dias da data de vencimento. Lembrando que, valem todos os tipos de comprimidos, desde que as cartelas não estejam cortadas e com a data de validade e lote ilegíveis, além das ampolas de injeção. No caso de xaropes, outras medicações líquidas e pomadas, os remédios só serão aceitos se estiverem lacrados, para evitar o risco de contaminação. Medicamentos manipulados não serão aceitos.
Com inauguração prevista para a próxima semana, a partir do dia 04 de julho, data que entrará em funcionamento, a Farmácia Solidária passará a receber as doações de medicamentos em sua sede, localizada à rua Washington Luís, 1.138, em frente ao Teatro Municipal, onde, anteriormente, funcionava a Farmácia Municipal.
Vale saber - A Farmácia Solidária foi instituída pela Lei nº 5.669, de 22 de abril de 2014, de autoria do Executivo Municipal, tendo como exemplo um programa semelhante de dispensação gratuita de medicamentos existente na cidade de Ribeirão Preto/SP.
Em Sertãozinho, a Farmácia Solidária funcionará como um serviço complementar ao Programa de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde. A proposta é a distribuição de medicamentos que não fazem parte da padronização da rede municipal de saúde, aos munícipes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que, comprovadamente, não tenham condições econômicas para absorver seus custos; com exceção dos medicamentos de alto custo e outros equipamentos. Esses pacientes serão encaminhados à Farmácia Solidária, através do Serviço Social da saúde, que fará uma triagem na própria Unidade Básica de Saúde, para confirmação de sua situação socioeconômica, já que a premissa é favorecer aqueles que realmente necessitam da medicação, mas não tenham condições de adquiri-la.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Fundo Social de Solidariedade, através do telefone: 3947-7374.