Sertãozinho, mais uma vez, foi destaque na área da educação. A conquista foi dos alunos da rede municipal de ensino na 18ª Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia (OBA).
No total, 145 alunos de 10 escolas da rede municipal, que participaram da Olimpíada, foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. A avaliação aconteceu em maio e registrou a participação de 838.156 alunos de 9.552 escolas de todo país. Os resultados foram divulgados nesta última semana.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, a premiação comprova que as escolas municipais estão no caminho certo. “As escolas municipais cumpriram, novamente, sua função social de promover a aprendizagem e elevar o nível intelectual de seus alunos. Parabéns a vocês alunos, pelo sucesso, e aos professores de cada escola que deram o melhor de si para atingir esse tipo de resultado, em uma competição tão concorrida”, relatou.
Confira abaixo as escolas que conquistaram medalhas na OBA.
- EMEF “Prof. José Negri” – 15 medalhas de ouro, 14 medalhas de prata e 18 medalhas de bronze;
- EMEF “Profª Marilena Arantes Meneghini” - CAIC – Uma medalha de ouro;
- EMEF “Prof. Raul do Prado Vianna” – Uma medalha de ouro e 2 medalhas de bronze;
- EMEF “Prof. Antônio Cristino Cabral” - 2 medalhas de bronze;
- EMEF “Prof. Anacleto Cruz” – Uma medalha de prata e uma medalha de bronze;
- EMEF “Dr. Silvio Sarti” – 2 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze;
- EMEF "Alfeu Rodrigues Santinho" – Uma medalha de bronze;
- EMEF “Profª Maria Aparecida Ortolan Bellini” – 18 medalhas de ouro, 13 medalhas de prata e 18 medalhas de bronze;
- EMEF “Prof. Roberto Zanutto Desidério” – 6 medalhas de ouro, 11 medalhas de prata e 12 medalhas de bronze;
- EMEF “Ângelo Colafêmina” - 3 medalhas de bronze
Vale ressaltar que, nesta Olímpiada o município também contou com a participação de escolas estaduais e particulares, sendo que a EE. “Anna Passamonti Balardin” conquistou 2 medalhas de ouro, 5 medalhas de prata e 9 medalhas de bronze, e a EE. “Prof.ª Edith Silveira Dalmaso” conseguiu uma medalha de bronze. Já o Colégio Pablo Picasso garantiu 2 medalhas de bronze
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos.
A Olimpíada ocorre todos os anos, podendo participar alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até os do último ano do Ensino Médio.