Este recado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é para os proprietários de imóveis rurais, que ainda não realizaram o Cadastro Ambiental Rural - um registro eletrônico, gratuito e obrigatório para todos os imóveis rurais.
O CAR constitui uma base de dados importante para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento da vegetação nativa do Brasil. Além disso, ele auxilia no planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. “A inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental, quando for o caso, permite uma série de vantagens e benefícios, como obtenção de crédito agrícola com taxas de juros e prazos diferenciados e isenção de impostos para determinados insumos e equipamentos. Além disso, a inscrição no CAR é exigida como condição pelos bancos, para concessão de crédito agrícola; pelos cartórios, para transações imobiliárias; e pelos órgãos ambientais, para fins de licenciamento”, explica a diretora do Departamento Técnico Ambiental da pasta, Marcela Dorascenzi.
O procedimento é feito eletronicamente, acessando o site oficial do Cadastro Ambiental Rural (http://www.ambiente.sp.gov.br/sicar/), que é autoexplicativo.
O prazo final para inscrição no CAR termina em 05 de maio de 2016. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Meio Ambiente (3946-7800) ou pelo Disque Ambiente do Governo do Estado (0800 113 560).