Recentemente, foram empossadas as novas diretorias dos Conselhos Municipais da Comunidade Negra e da Assistência Social. As posses aconteceram na Sala Multiuso do Paço Municipal e contaram com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, respectivamente.
O prefeito Zezinho Gimenez esteve presente nas duas posses. A primeira foi a do Conselho da Comunidade Negra, no último dia 02, que também contou com a participação do vereador Nilton César Teixeira; do presidente da OAB, Joanilson Barbosa; do representante da antiga diretoria, Wagner da Silva; e do diretor do Departamento de Cultura e Turismo, João André da Rocha. “Foram eleitas 11 pessoas do poder público e 11 representantes da sociedade civil. Nosso principal objetivo é desenvolver ações integradas e articuladas, em conjunto com as secretarias e demais órgãos públicos, para a implantação de políticas públicas comprometidas com a superação dos preconceitos e desigualdades étnicas”, comentou a nova presidente do Conselho, Maria Aparecida Cândida Malaquias.
Já o ato de posse do Conselho da Assistência Social aconteceu no último dia 04, com a presença do prefeito; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Janaína de Cássia Braga Mói Crossara; da ex-presidente do Conselho, Aline Úbida; e dos vereadores Rogério Magrini dos Santos e Nilton César Teixeira. “Nosso objetivo é exercer a orientação e o controle do Fundo Municipal, além de acompanhar a execução da política de Assistência Social. A eleição aconteceu de forma democrática e, na ocasião, foram eleitos sete representantes do poder público; sete representantes da sociedade civil e dois cidadãos que ficarão na parte de organização dos usuários da Assistência Social”, explicou a atual presidente do Conselho, Silmara Ferreira Rodrigues Cirino.
O prefeito Zezinho Gimenez comentou a importância da atuação dos Conselhos Municipais para a comunidade. “A Administração Municipal apoia e reconhece a atuação dos Conselhos Municipais – espaços democráticos que reforçam a participação popular nas formatações de políticas públicas de interesse coletivo. De um modo geral, todos os conselhos de nosso município estão de parabéns por suas atuações”, avaliou.
É importante lembrar que, os novos representantes empossados para os conselhos atuarão por um período de dois anos, ou seja, até 2017.
Proposta aprovada
No início da semana, o Conselho Municipal da Comunidade Negra foi notificado sobre uma conquista do órgão no âmbito estadual: uma proposta do município em favor do fortalecimento, da disseminação e da difusão de diversas ações para os municípios que fazem parte da região de Ribeirão Preto e Araraquara, ficou com a 3ª colocação no resultado final do edital da Secretaria de Estado de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR). “A proposta integrará as diretrizes da Lei de implantação da Política de Igualdade Racial. Na prática, nossa proposta prevê a capacitação dos professores do Ensino Fundamental, para implantação da disciplina de Educação, História e Cultura Afro-brasileira nas escolas. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, pontuou a presidente do Conselho, Maria Malaquias.