No último dia 30, a Câmara de Sertãozinho foi palco da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar, organizada a partir da parceria entre a Comissão da Conferência e a Secretaria de Indústria e Comércio, com o apoio do Legislativo.
Na ocasião, dezenas de pessoas lotaram o auditório da Câmara para acompanhar a Conferência, que contou com as presenças do secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni; dos vereadores Fabiano Trigo, Nilton César Teixeira e Paulo Kroll; e do representante da Comissão da Conferência, o zootecnista e nutricionista Emilio Gonçalves Guedes.
Sob o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, o evento teve por objetivo promover articulações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil, promovendo a segurança alimentar e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável da população sertanezina.
O secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, destacou a adesão popular à ação. “Estamos impressionados com a excelente adesão ao evento, que representa um momento importante para o nosso município, efetivando o Conselho Municipal de Segurança Alimentar. O público excelente que tivemos aqui, mostra que os cidadãos estão interessados, e que querem se sentir representados nas decisões que envolvem a qualidade de vida da população”, analisou Liboni.
Um assunto apresentado durante a reunião foi o Projeto de Lei nº 41, de 03 de março de 2015, de autoria do vereador Nilton César Teixeira, que institui o Programa de Reeducação Alimentar “Sertãozinho na Medida Certa”. “A obesidade tornou-se uma preocupação mundial. No Brasil, mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, está com sobrepeso, enquanto 10 milhões são consideradas obesas. Com a implantação desse Programa, pretende-se incentivar as pessoas a adquirirem hábitos alimentares saudáveis e de prática de atividade física, contribuindo para a mudança do cenário preocupante dos dias de hoje”, explicou Nilton.
O próximo passo para a Comissão da Conferência Municipal é a representação do município nos próximos eventos, nos âmbitos estadual e federal.