Acreditando nas crianças como agentes multiplicadores de boas práticas de respeito e preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Sertãozinho, por meio do Canil Municipal, e empresa Travain Serviços de Treinamento estão realizando um importante trabalho educativo sobre posse responsável de animais de estimação, junto ao Condomínio Residencial UMM, no Jardim Santa Rosa II.
De acordo com a representante do Setor de Educação Ambiental, Lara Sicchieri, a iniciativa de orientar os moradores sobre a posse responsável surgiu antes da liberação dos apartamentos, para que os cidadãos se mudassem. “Antes que as mudanças dos moradores acontecessem, participamos de assembleias levando até eles informações importantes, inclusive o direito que eles tinham de se mudarem para os apartamentos com seus animais de estimação. Muitas dessas pessoas acreditavam que teriam de abrir mão de seus animais, para morarem nos apartamentos. Com as orientações passadas, pudemos conscientizá-los e evitar o abandono de animais”, recorda a profissional, que completa: “o apoio da Travain, que é responsável pelo Projeto Técnico Social do empreendimento habitacional, foi fundamental para darmos continuidade ao trabalho educativo”.
Os encontros com as crianças têm acontecido de forma periódica, conforme o calendário do Projeto Técnico Social, e consistem em oficinas didáticas e apresentações de filmes, que têm como principal objetivo ressaltar os cuidados que os animais domésticos necessitam no dia a dia, os direitos à proteção e, principalmente, evitar o crime do abandono. “Temos trabalhado com cerca de 30 crianças no Residencial UMM, que têm se mostrado muito receptivas às orientações oferecidas. Um assunto que temos reforçado bastante é o compromisso que os proprietários possuem com a saúde de seus animais, que inclui cuidados preventivos, como vacinação, vermifugação, controle de parasitas, entre outros”, explica Lara Sicchieri, que pontua: “percebemos uma preocupação crescente com o bem-estar dos animais, ainda mais nos últimos tempos, em que eles passaram a integrar as famílias de fato; tanto é que, na próxima semana, vamos começar um trabalho parecido na Vila Garcia”.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, a interação entre especialistas, protetores e moradores tem papel primordial no processo de conscientização ambiental. “É um contato produtivo, no qual os moradores podem esclarecer dúvidas, e a Secretaria pode conhecer necessidades específicas de uma determinada região. No caso do Residencial UMM, estão disponíveis castrações gratuitas a todos os moradores que possuem animais, com o intuito de conter a procriação indesejada, e de que os moradores possam ter uma convivência harmoniosa ao lado de seus animais”, conclui.