A partir de amanhã, quinta-feira, 09, a equipe do programa LabCEUs (Laboratórios de Cidades Sensitivas), realizará atividades formativas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do município. As ações seguirão até sábado, dia 11, e têm como objetivo capacitar os participantes para o desenvolvimento de projetos tecnológicos no telecentro da unidade.
O primeiro dia contará com uma apresentação do programa, além de um levantamento a respeito dos interesses dos participantes. A ideia é de que, a partir das informações coletadas, os alunos criem um projeto a ser desenvolvido de forma colaborativa no telecentro. Na sexta-feira, 10, os projetos propostos passarão a ser desenvolvidos.
No sábado, dia 11, além das atividades de formação, o CEU receberá, ainda, duas ações dos projetos selecionados através do programa. A idealizadora do projeto “Criando Personagens em Software e Hardware Livres”, Katharine Diniz, explicará sua proposta de ocupação e seu cronograma de atividades, que deve ser iniciado em maio.
Ainda no sábado, das 17h às 20h, acontecerá a primeira atividade do CDN – Comunidade Transforma - projeto que tem como objetivo realizar oficinas de audiovisual, ensinando os participantes a operarem câmeras de vídeo e editarem imagens em software livre.
Os projetos são abertos ao público e terão início sempre às 14h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3041-8334 ou pelo endereço .
O CEU está localizado à rua Pedro Montenegro, nº 340, no Jardim Santa Marta.
Mais sobre o programa
Realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do InCiti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, e em parceria com o Ministério da Cultura, o programa LabCEUs foi criado para apropriar os centros com a realização de atividades de criação, pesquisa, formação, produção, difusão, circulação, memória e demais ações que proporcionem interações entre a comunidade e a cidade.