No último dia 21, a equipe do SAEMAS (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho) realizou uma ação a favor do uso consciente da água. O evento, realizado em função do Dia Mundial da Água (22 de março), aconteceu na Praça 21 de Abril, e atingiu cerca de 400 pessoas.
Na ocasião, diversas orientações foram passadas aos munícipes como, por exemplo, os efeitos negativos de lavar calçadas utilizando as mangueiras – um mau hábito bastante comum na cidade. “Para incentivar ainda mais os moradores a utilizarem uma menor quantidade de água na ação de limpar quintais e calçadas, presenteamos as pessoas que passaram pelo evento com um bico a jato, que regula a saída de água das mangueiras. Sua utilização reduz o desperdício e, consequentemente, o consumo mensal”, comentou o superintendente do SAEMAS, Carlos Roberto Sarni, que completou: “esse hábito é um dos principais causadores da falta de água, por isso, estamos conscientizando a população e solicitando seu apoio, para preservarmos nosso mais precioso recurso natural”.
De acordo com informações do SAEMAS, ao lavar a calçada com a mangueira sem o dispositivo de contenção do fluxo, uma pessoa acaba desperdiçando, em média, cerca de 270 litros de água. Então, fica a dica: antes de utilizar a mangueira livremente, reflita se a limpeza não terá o mesmo resultado, se for feita com o auxílio de vassoura e balde.