A cidade de Sertãozinho conta com um centro de referência voltado para as políticas públicas de atendimento aos jovens do município, que atua na defesa de seus direitos, princípios e diretrizes. Trata-se da Casa da Juventude - órgão que integra a estrutura da Assessoria Especial de Assuntos para a Juventude e é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Com atividades direcionadas para pessoas entre 15 e 29 anos, a Casa da Juventude, que realiza mensalmente 230 atendimentos, oferece acolhimento e orientação aos cidadãos, que têm suas dúvidas esclarecidas, além de serem encaminhados para as ações e serviços da rede socioassistencial, quando necessário.
Por outro lado, o órgão também promove ações que visam a formação, qualificação e capacitação profissional dos jovens, através de cursos e projetos desenvolvidos em parceria com outras instituições, entre eles, o projeto Coletivo Coca-Cola, do Instituto Coca-Cola Brasil de Ribeirão Preto, e workshops promovidos juntamente com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola).
Segundo a coordenadora da Casa da Juventude, Daniela Damas, o setor possui um papel importante e estratégico na identificação das necessidades, análises e implementação de ações, para atender o público jovem. “Realizamos atendimento individual e grupal aos jovens de Sertãozinho e do Distrito de Cruz das Posses, para informação e inclusão em projetos, programas e serviços sociais. É importante destacar que, uma das propostas prioritárias da Casa da Juventude, é trabalhar no enfrentamento ao uso de drogas pelos jovens”, afirma.
Para implantação de novos projetos voltados à juventude sertanezina, ainda neste ano, o setor está promovendo um levantamento sobre as necessidades dos jovens da cidade. “Com base nos atendimentos realizados, estamos elaborando um mapeamento das necessidades apresentadas pelos jovens sertanezinos, que nos servirá de base para implantarmos novas atividades grupais e firmarmos parcerias específicas. Além do mais, tendo esse conhecimento, poderemos promover a Semana da Juventude com uma programação que atraia o público jovem em geral”, explica.
Os jovens interessados em conhecer mais sobre os serviços oferecidos e participar dos cursos de qualificação gratuitos podem comparecer à Casa da Juventude, que está localizada à rua Virgílio Pavan, 96, na Cohab IV. O horário de atendimento é de segunda e sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3491-2998