Iniciativa, boa vontade e solidariedade resumem a atitude do servidor público municipal Antônio Martins Primo, fiscal da Divisão de Patrimônio da Secretaria de Administração, que contribuiu, recentemente, na doação de computadores usados à EMEI "Luiz Roberto Zambiagi", localizada na Cohab 5. A ação teve o apoio das secretarias de Administração, Meio Ambiente e Educação e Cultura.
O funcionário, que recebe lixos eletrônicos de empresas e munícipes para reciclagem, teve a ideia, através de um diálogo com a diretora da escola, Renata Mazin Rodrigues D’Antônio, em reutilizar os computadores descartados, disponibilizando-os para os alunos. No total, dez computadores foram formatados pela escola, que também ofereceu a sala estruturada para abrigá-los.
Segundo a diretora, o uso dos computadores permite que o professor explore novas maneiras de ensino. “Já na Educação Infantil, as crianças têm a oportunidade de usar o computador, mesmo sem ter ‘aulas’ específicas de informática ainda. Elas realizam atividades significativas, em um ambiente que reúne os elementos de motivação, como jogos de colorir, sequenciação, formar e completar palavras, entre outros”, aponta Renata.
Ainda de acordo com a diretora, nessa fase, as crianças estão saindo do egocentrismo e aprendendo a resolver seus conflitos “sociais”. “Em função disso, colocamos duas ou mais crianças em cada computador, motivando-as a trabalhar em equipe na resolução dos problemas, aprendendo assim, a expressarem seus próprios pontos de vista na relação com o outro, estimulando sua socialização”, explicou.
Para Antônio Primo, quando boas ideias são somadas à força de vontade, tudo é possível. “Estou muito feliz em poder ajudar os alunos dessa escola, contribuindo com ações positivas, que ajudam a desenvolver o conhecimento através da tecnologia”, comentou o servidor, que antecipou: “a ideia de dar visibilidade a essa ação, na realidade, visa estendê-la a outras escolas de Educação Infantil, porque os aparelhos que os munícipes descartam como lixo eletrônico, muitas vezes, ainda estão em bom estado de funcionamento e podem ser reaproveitados”.
Os interessados em colaborar com doações de computadores, monitores e teclados em boas condições de uso, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3946-7800.